1
resposta

Ajuste dos exemplos

Minha sugestão inicial acabou se transformando em 3, devido à navegabilidade do site (o que está relacionada ao curso de UX, rs). 1- Em determinado momento do vídeo cita-se que para bancos usuário = cliente. Na verdade, não. Clientes são aqueles que efetivamente utilizam os serviços e consomem produtos da instituição (investimentos, seguros, empréstimos, etc), enquanto usuários são aqueles que vão às agências simplesmente para realizar operações pontuais (saque de cheques, depósitos para terceiros, etc), sem que isso resulte em consumo de seus produtos. Sendo assim, sugiro ajustar o exemplo. 2- Utilizei esse campo, pois a opção de "sugerir melhorias" nao estava aceitando o comando da tecla "espaço". 3- Já havia digitado toda a minha sugestão neste campo quando cliquei em enviar. No entanto, não havia preenchido o campo de título, e a página simplesmente deletou todo o texto digitado, me obrigando a um grande retrabalho e certa irritação, pelo tamanho do texto, rs.

1 resposta

Olá Fabiano!

Muito obrigado pelo feedback! Já verificamos este problema na tela de sugestões e logo, ele será resolvido.

Quanto ao exemplo do banco, é bem interessante a sua colocação, mas lembre-se que na verdade: cliente é quem paga, e usuário é quem usa. Essa é a única regra de distinção. Por exemplo, numa loja de brinquedos infantis. Os pais, ou responsáveis, são os clientes, e as crianças, os usuários.

No caso do banco, tanto aqueles que "utilizam os serviços e consomem produtos da instituição (investimentos, seguros, empréstimos, etc)" quanto os que "vão às agências simplesmente para realizar operações pontuais (saque de cheques, depósitos para terceiros, etc)" são usuários. Pois são eles que interagem com o serviço ou produto que o banco oferece. Lembre-se que para essas operações, todos estes usuários também pagam, e por isso, são também clientes.

O que vale lembrar também é que o banco, assim como outras organizações, podem ter mais de um cliente e usuários, e a UX deve sim, na medida do possível, ser diferente para cada perfil diferente de usuário ou cliente.

Abraços

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software