- Classificação das perguntas
• Perguntas abertas: incentivam respostas mais detalhadas e exploratórias. • Perguntas fechadas: levam a respostas objetivas, como “sim” ou “não”. • Perguntas curtas: diretas e eficientes. • Perguntas longas: podem ser detalhadas, mas às vezes precisam ser otimizadas.
- Transformação de perguntas fechadas em abertas Pergunta fechada: “Você está satisfeito com o sistema atual?” Pergunta aberta reformulada: “O que você acha do desempenho do sistema que está utilizando?”
Pergunta fechada: “Seu time enfrenta desafios na integração dos processos?” Pergunta aberta reformulada: “Quais desafios seu time enfrenta na integração dos processos?”
Pergunta fechada: “Você já considerou mudar para uma solução automatizada?” Pergunta aberta reformulada: “Quais fatores influenciariam sua decisão de migrar para uma solução automatizada?”
- Redução do tamanho das perguntas longas Pergunta longa: “Como funciona hoje sua operação e quais dificuldades vocês enfrentam na gestão dos processos?” Pergunta reduzida: “Como sua operação funciona hoje e quais desafios enfrenta?”
Pergunta longa: “Quais estratégias vocês já testaram para melhorar o engajamento dos clientes e quais tiveram melhores resultados?” Pergunta reduzida: “Que estratégias foram testadas para engajamento e quais deram resultado?”