Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Ajudar um famiiar doente

De 14 a 22 de julho fui para o Rio de Janeiro ajudar nos cuidados de uma tia de 90 anos que precisava de um ritmo tranquilo de vida e muita atenção para recuperar-se de várias fraturas que a deixaram sem poder caminhar, restrita à cama e cadeira de rodas. Tive que fazer cada atividade solicitando e informando a ela o que estávamos fazendo juntas, vivendo cada processo da maneira mais confortável e personalizada. Foi muito rico e pudemos entender que cada detalhe fazia diferença na altura da cama, a coberta , o horario dos remédios, o melhor momento para o banho, a vinculação da alimentaçao com o horário dos remédios, montamos juntas nossos planos para que quando minha outra prima chegasse algumas coisas já estivessem ajustadas.
Conto uma experiência interessante,
Fizemos uma caminhada pela praia , minha prima e eu e ela contou-me que sua mãe gostava de revistas de moda e talvez isso pudésse alegrá-la. Combinamos que no fim do dia eu iria fazer compras de mercado enquanto ela ficaria com minha tia, pois a cuidadora ficaria somente até 20h.
Quando estava retornando das compras senti o impulso para atravessar a rua para o outro lado e após atravessar avistei uma banca de jornal. Lembrei de nossa conversa sobre a revista e perguntei ao jornaleiro quais estavam disponíveis. Ele disse que a banca era nova e que ele havia ganhado varias antigas e eu poderia levar de cortesia a que eu quisesse. Foi muito especial . Ao chegar em casa com as compras e a revista . Titia alegrou-se muito com a supresa e a história de como consegui..ela veio carregada de carinho e disponibilidade.

1 resposta

Fala, Patricia! Tudo bom?

Agradeço por trazer sua experiência para o fórum!

Curti demais como apresentou sua experiência de cuidado, mostrando sensibilidade ao detalhe, valorizando a personalização das atividades e destacando a importância da atenção em cada momento. Esse relato transmite empatia, dedicação e reforça como pequenas ações podem gerar grandes impactos na vida de quem precisa de apoio.

Se quiser aprofundar ainda mais, algumas boas práticas são:

• Registro de rotina: manter um diário simples com horários e preferências para facilitar a continuidade dos cuidados.
  • Integração familiar: envolver outros membros da família nas decisões para fortalecer vínculos e dividir responsabilidades.
  • Estímulos afetivos: buscar elementos que tragam alegria, como músicas, revistas ou histórias que despertem boas lembranças.

Continue postando as suas soluções! Além de ganhar pontos de XP na plataforma, você pode ajudar outros estudantes no fórum.

Ah, uma pergunta: você acredita que é mais eficaz manter uma rotina estruturada de cuidados para dar segurança ou flexibilizar conforme o humor e disposição da pessoa para trazer mais conforto?

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!