3
respostas

Ajudando o amigo Willian, do case do exercício da aula 3 - Loops e tentativas

Olá, pessoas. Eu não consegui sugerir alguma alteração no código do exemplo do exercício, então resolvi fazer a minha versão do zero.

Depois de muitas tentativas, ficou assim:

let qtdNumeros = prompt ('Quantos números você quer calcular na média aritmética?'); let contador = 0; let soma = 0; console.log (qtdNumeros = ${qtdNumeros}); console.log (contador = ${contador});

// Enquanto o contador >= qtd Numeros, mostra o prompt para adicionar números ao cálculo da média e adiciona +1 no contador; while (contador < qtdNumeros) { numero = prompt (Digite um número para adicionar à conta de média aritmética); contador++;

} if (contador == qtdNumeros) { alert (A soma dos ${qtdNumeros} números é ${soma}. Portanto, ${soma} / ${qtdNumeros} é ${soma / qtdNumeros} ); }

Depois de muitas tentativas, apelei para o Perplexity, um chat semelhante ao Chat GPT, e vi que estava no caminho certo, e a ferramenta mudou uma variável e acrescentou uma linha a mais com o comando Number, e ficou assim:

let qtdNumeros = prompt ('Quantos números você quer calcular na média aritmética?'); let contador = 0; let soma = 0; console.log (qtdNumeros = ${qtdNumeros}); console.log (contador = ${contador});

// Enquanto o contador >= qtd Numeros, mostra o prompt para adicionar números ao cálculo da média e adiciona +1 no contador; while (contador < qtdNumeros) { numero = prompt (Digite um número para adicionar à conta de média aritmética); // Aqui a ferramenta Plerplexity trocou a variável 'soma' por 'numero' soma += Number(numero); // Linha adicionada pela Perplexity que adiciona o número à variável 'soma' contador++;

} if (contador == qtdNumeros) { alert (A soma dos ${qtdNumeros} números é ${soma}. Portanto, ${soma} / ${qtdNumeros} é ${soma / qtdNumeros} ); } No fim deu certo. Estou gostando do curso, e apesar de estar seguindo caminhos completamente diferentes do que é ensinado, estou chegando nos resultados esperados, espero aprender mais para simplificar meus códigos e manter a funcionalidade.

3 respostas

Oi Gabriel, tudo bem?

Parabéns por se dedicar a resolver o exercício e por buscar alternativas para chegar ao resultado, isso é uma ótima prática para o aprendizado!

Sobre a sua dúvida, o código que você criou está correto, e a adição do Number(numero) foi realmente necessária. Isso porque o prompt() retorna sempre uma string, e para que a soma seja realizada corretamente, é preciso converter essa string para número, o que é feito pela função Number().

Muito obrigada por compartilhar com a gente o seu resultado!

Um abraço e bons estudos.

Oi, Lorena! Obrigado pela explicação da função Number(), eu vi que funcionou no código mas não havia entendido como funciona. Gostaria de perguntar mais detalhes sobre isso, para firmar o aprendizado.

Eu tenho no código: prompt ("Digite um número")

Não estou conseguindo resolver, alguém me ajuda por favor!!