Eu nao tenho computador ou notebook e não estou conseguindo baixar e acessar o zip para fazer os códigos.
Eu nao tenho computador ou notebook e não estou conseguindo baixar e acessar o zip para fazer os códigos.
Opa, eai Igor, tudo bem?
Que legal que você está começando a programar. É uma jornada incrível, e é totalmente possível começar mesmo sem ter um computador ou notebook.
Existem ótimas ferramentas e recursos que permitem que você pratique a codificação diretamente do seu celular ou tablet. A chave é usar plataformas que funcionam na nuvem, ou seja, tudo roda online, sem precisar baixar arquivos.
Aqui estão algumas opções que podem te ajudar a continuar seus estudos:
Aplicativos de editor de código: Existem aplicativos como o Termux (para Android) ou o Code Editor (para iOS) que te dão um ambiente de terminal e editor de texto no seu celular. Eles são ótimos para escrever e executar códigos de linguagens como Python, JavaScript e C++, por exemplo.
Plataformas de aprendizado interativas: Muitas plataformas, como o Replit e o Glitch, oferecem um ambiente de desenvolvimento completo no navegador. Você pode escrever, rodar e até mesmo hospedar seus projetos diretamente do seu celular, sem precisar baixar nada. Elas são excelentes para praticar e ver o resultado do seu código na hora.
Plataformas de curso com ambiente de código integrado: Verifique se a plataforma que você está usando tem um editor de código embutido. Muitas plataformas populares de ensino de programação, como freeCodeCamp e Coursera, já incluem um ambiente de código onde você pode escrever e testar suas soluções diretamente na página, sem a necessidade de downloads.
Editores de código online (online IDEs): Se o seu curso usa uma linguagem específica, procure por "online IDE" para essa linguagem (por exemplo, "Python online IDE"). Existem vários sites que oferecem um editor e um compilador online.
Organize seus arquivos: Como você não pode baixar os arquivos .zip, você pode copiar e colar os códigos do seu curso para um editor de texto online ou um aplicativo de anotações. Use o Google Drive ou o Dropbox para organizar e salvar os seus códigos.
Use um teclado externo: Se possível, usar um teclado Bluetooth pode ser uma mão na roda. Escrever código em um teclado físico é muito mais rápido e prático do que no teclado virtual do celular.
Espero ter ajudado.