Eu nao tenho computador ou notebook e não estou conseguindo baixar e acessar o zip para fazer os códigos.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Eu nao tenho computador ou notebook e não estou conseguindo baixar e acessar o zip para fazer os códigos.
Opa, eai Igor, tudo bem?
Que legal que você está começando a programar. É uma jornada incrível, e é totalmente possível começar mesmo sem ter um computador ou notebook.
Existem ótimas ferramentas e recursos que permitem que você pratique a codificação diretamente do seu celular ou tablet. A chave é usar plataformas que funcionam na nuvem, ou seja, tudo roda online, sem precisar baixar arquivos.
Aqui estão algumas opções que podem te ajudar a continuar seus estudos:
Aplicativos de editor de código: Existem aplicativos como o Termux (para Android) ou o Code Editor (para iOS) que te dão um ambiente de terminal e editor de texto no seu celular. Eles são ótimos para escrever e executar códigos de linguagens como Python, JavaScript e C++, por exemplo.
Plataformas de aprendizado interativas: Muitas plataformas, como o Replit e o Glitch, oferecem um ambiente de desenvolvimento completo no navegador. Você pode escrever, rodar e até mesmo hospedar seus projetos diretamente do seu celular, sem precisar baixar nada. Elas são excelentes para praticar e ver o resultado do seu código na hora.
Plataformas de curso com ambiente de código integrado: Verifique se a plataforma que você está usando tem um editor de código embutido. Muitas plataformas populares de ensino de programação, como freeCodeCamp e Coursera, já incluem um ambiente de código onde você pode escrever e testar suas soluções diretamente na página, sem a necessidade de downloads.
Editores de código online (online IDEs): Se o seu curso usa uma linguagem específica, procure por "online IDE" para essa linguagem (por exemplo, "Python online IDE"). Existem vários sites que oferecem um editor e um compilador online.
Organize seus arquivos: Como você não pode baixar os arquivos .zip, você pode copiar e colar os códigos do seu curso para um editor de texto online ou um aplicativo de anotações. Use o Google Drive ou o Dropbox para organizar e salvar os seus códigos.
Use um teclado externo: Se possível, usar um teclado Bluetooth pode ser uma mão na roda. Escrever código em um teclado físico é muito mais rápido e prático do que no teclado virtual do celular.
Espero ter ajudado.