Por favor, fiquei em dúvida: para mim automatizar o processo de entrega, além de reduzir/eliminar o toil, deixa o processo menos propenso a erros, principalmente falhas humanas. Logo teremos redução na Change Failure Rate, não?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Por favor, fiquei em dúvida: para mim automatizar o processo de entrega, além de reduzir/eliminar o toil, deixa o processo menos propenso a erros, principalmente falhas humanas. Logo teremos redução na Change Failure Rate, não?
Olá Rudson!
De fato, automatizar o processo de entrega pode trazer uma série de benefícios, incluindo a redução de erros e falhas humanas.
Ao automatizar o processo de entrega, você elimina a necessidade de intervenção manual em cada etapa, o que reduz as chances de erros humanos. Além disso, a automação permite que você padronize e torne o processo mais consistente, o que também contribui para a redução de erros.
No contexto das métricas DORA, a automação do processo de entrega pode ajudar a melhorar o "Prazo de entrega para mudanças" (Lead Time for Changes) de duas maneiras:
Eliminando o toil: Ao automatizar tarefas repetitivas e de baixo valor, você libera tempo e recursos para se concentrar em atividades mais importantes. Isso reduz o tempo necessário para concluir cada mudança, o que contribui para a diminuição do prazo de entrega.
Promovendo consistência e padronização: A automação permite que você defina e aplique padrões e processos consistentes em todas as etapas do processo de entrega. Isso evita erros causados por inconsistências e garante que cada mudança siga um fluxo confiável e previsível.
Dessa forma, automatizar o processo de entrega pode sim contribuir para a redução da Change Failure Rate, pois reduz a probabilidade de erros e falhas humanas. No entanto, é importante lembrar que a automação por si só não garante a eliminação completa de falhas. Outros fatores, como testes adequados e revisões de código, também são essenciais para garantir a confiabilidade do sistema.
Bons estudos!