1
resposta

Ajuda - Erro

Olá Pessoal, Realizei o script do SP** p_inserir_venda** juntamente com o professor. Fiz os teste do SELECT f_cliente_aleatorio e SELECT f_produto_aleaorio e SELECT f_vendedor_aleaorio e rodou corretamente, porém ao realizar a chamada do call p_inserir_venda('20221017', 3, 100) * está dando o erro >>>> *14:57:55 call p_inserir_venda('20221017', 3, 100) Error Code: 1054. Unknown column 'f_cliente_aleatorio' in 'field list' 0.000 sec**

Já revisei o script do código e não consegui localizar o erro ou aonde estou errando, poderia me ajudar para prosseguir com as aulas? Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Oi, Tatiane! Tudo bem?

Peço desculpas pela demora em te responder.

O erro 1054 está ocorrendo porque, ao chamar a função f_cliente_aleatorio dentro da stored procedure p_inserir_venda, não foram utilizados os parênteses, impossibilitando a execução desta função e a atribuição do seu retorno à variável vCliente.

Para resolver este problema, teremos que seguir alguns passos, vamos lá?

1 - Localizar a aba "Stored Procedures" do seu banco de dados;

2- Clicar com o botão direito do mouse sobre a stored procedure p_inserir_venda;

3 - Selecionar a opção "Alter Stored Procedure".

4 - Neste momento, será aberta uma janela para edição de p_inserir_venda. Basta localizar onde está sendo declarada a variável vCliente e adicionar a abertura e o fechamento dos parênteses da função f_cliente_aleatorio, chegando neste código:

SET vCliente = f_cliente_aleatorio();

5 - Se você observar, a linha abaixo dessa que acabamos de editar também tem uma chamada de função sem parênteses. Logo, precisamos adicioná-los nela também:

SET vVendedor = f_vendedor_aleatorio();

Pronto! Basta clicar no botão "Apply" para confirmar a atualização e realizar novamente o comando abaixo:

CALL p_inserir_venda('20221017', 3, 100)

Tatiane, espero ter ajudado com a explicação! Caso o erro persista ou surjam novas dúvidas, fico à disposição.

Um forte abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!