Olá, antes que alguém desconfie já antecipo ;) esse é sim um trabalho da faculdade e eu não estou aqui para pedir que alguém faça tudo como vejo muita gente fazer em outros fóruns! É apenas uma dúvida precisa que envolve regex e strings que estou com bastante dificuldade e não encontrei ajuda no stackoverflow.com, para que fique mais claro vou postar o enunciado, e em seguida o código que fiz até agora:
- Faça um programa que simule um lançamento de dados. Lance o dado 100 vezes e armazene os resultados em um vetor . Depois, mostre quantas vezes cada valor foi conseguido. Dica: use um vetor de contadores(1-6) e uma função para gerar numeros aleatórios, simulando os lançamentos dos dados. Dica: pesquise sobre geração de números aleatórios em Python
Certo, a primeira parte foi bem simples e eu dividi em dois arquivos, definindo uma função para gerar meus números aleatórios, mas dentro da funções do próprio programa em que o re.match era pra funcionar, não está atuando do modo como eu queria. Até o momento vou fazer a função para verificar somente a existência do número 1 no vetor, mais tarde implemento para os seguintes ou ainda faço um for para os demais.
Arquivo: lancamento_dados.py
from gerador_numeros import *
def conta_n_vezes(*lanc_dados):
lancamentos = []
lancamentos = lanc_dados
for i in range(0,99):
resultado = re.match('1', lancamentos[i])
posicao = lancamentos[i]
if resultado is not None:
print("Nos lançamentos o numero 1 apareceu na(s) seguinte(s) posição(ões): %s" % posicao)
lanc_dados = []
lanc_dados = gera_lancamentos()
conta_n_vezes(*lanc_dados)
Arquivo: gerador_numeros.py
from gerador_numeros import *
def conta_n_vezes(*lanc_dados):
lancamentos = []
lancamentos = lanc_dados
for i in range(0,99):
resultado = re.match('1', lancamentos[i])
posicao = lancamentos[i]
if resultado is not None:
print("Nos lançamentos o numero 1 apareceu na(s) seguinte(s) posição(ões): %s" % posicao)
lanc_dados = []
lanc_dados = gera_lancamentos()
conta_n_vezes(*lanc_dados)
Acho que é isso, se puderem me ajudem, vou continuar procurando soluções para o meu exercício.