2
respostas

[AJUDA] Dificuldade com a didática do curso

Estou seguindo o plano de iniciante que a Alura disponibiliza e está sendo muito difícil resolver os desafios sozinho. Exemplo: Alugames, nas aulas é dado x e nos desafios é pedido y, sinto que estou só copiando o que é feito nas vídeo aulas e não aprendendo realmente, já que na hora de desenvolver o código sozinho não sai nada e não sei nem por onde começar. Gostaria de uma ajuda com algumas dicas de como melhorar meu aprendizado com a plataforma, pois está sendo mais desanimador do que eu pensava.

2 respostas

Oi Jorge!

Entendo como pode ser desafiador quando parece que a diferença entre o que é ensinado e o que é pedido nos desafios é grande. Isso é algo comum no aprendizado de programação, mas com algumas dicas, você pode superar essa dificuldade.

  1. Entenda o problema antes de codificar: Antes de começar a escrever o código, tente entender completamente o que o desafio está pedindo. Tente descrever o problema em suas próprias palavras e, se possível, desenhe um diagrama ou fluxograma para visualizar o fluxo do programa.

  2. Divida o problema em partes menores: Tente dividir o desafio em partes menores e mais gerenciáveis. Por exemplo, se o desafio é criar uma função, primeiro pense no que essa função deve fazer, quais entradas ela deve receber e quais saídas deve gerar.

  3. Revise exemplos anteriores: Volte para os exemplos dados nos cursos anteriores e tente entender por que cada parte do código foi escrita daquela forma. Tente modificá-los e veja o que acontece.

  4. Peça ajuda: Não hesite em pedir ajuda quando estiver travado. Participar aqui do fóruns e da nossa comuniadde no Discord.

  5. Pratique regularmente: A prática constante é fundamental. Tente dedicar um tempo diário para programar, mesmo que seja apenas para revisar o que aprendeu.

  6. Experimente e erre: Não tenha medo de errar. Muitas vezes, aprendemos mais com os erros do que com os acertos. Experimente diferentes abordagens e veja o que funciona.

Lembre-se de que aprender a programar é um processo longo, e cada desafio superado é um passo à frente.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Oi Rodrigo!

vou tentar, obrigado.