Estou fazendo o case e gostaria de ajuda pra dizer se está correto o raciocínio.
Estou fazendo o case e gostaria de ajuda pra dizer se está correto o raciocínio.
Oi, Rubens! Tudo bem?
Desculpe por demorar a te responder.
Fiz algumas alterações no seu diagrama para simplificar de uma maneira mais fácil de entender. Vou deixar ele abaixo para exemplificar e explicar o que foi feito:
O diagrama não está completo, apenas seguindo uma lógica de raciocínio, a princípio.
Para começarmos, troquei a entidade "Disciplinas" para uma entidade associativa chamada "Disciplinas Atende", pois temos n* alunos em uma disciplina, assim como um aluno pode aprender *n disciplinas - e isso também acontece com o professor: ele pode ensinar n* disciplinas e tal disciplina pode ter *n professores. Basicamente, utilizamos a entidade associativa quando há a cardinalidade de vários para vários.
Destrinchei a parte da entidade "Professor" para obter o atributo Formação Acadêmica, já que para ser um professor é necessário ter a formação completa (suponho que seja assim no seu recorte de mini-mundo). Assim, conseguimos limpar a parte da entidade "Disciplinas" no modelo antigo, simplificando o modelo e também organizando-o.
E, para a entidade "Aluno", coloquei o atributo "Série", pois se encaixa bastante como uma característica do aluno.
Lembrando que se formos completar o modelo, seria necessário ter chaves primárias para cada entidade.
A entidade fraca "Hora/Aula" foi retirada, mas a minha recomendação seria (se você quiser deixá-la ainda no modelo) manter como um atributo de "Professor", pois para ser um professor seria necessário também ter aulas.
Espero que tenha ficado claro. Se alguma dúvida surgir tanto sobre o conteúdo ou quanto à resposta, estou disponível para te ajudar.
Abraços e bons estudos!