3
respostas

Ajuda com organização

ola, trabalho com bi, entao eu gostaria de ajuda com a criacao de documentos, atualmente trabalho com varios formatos diferentes de formularios para receber informações então queia ajuda de por onde iniciar a centralizar essas informações.
desde já obrigado!

3 respostas

Olá! Eduardo. Tudo bem?

Centralizar dados de várias fontes é um ótimo passo para amadurecer o BI. Para que eu consiga te dar um norte mais assertivo sobre as ferramentas e o fluxo de automação, você poderia me contar um pouco mais sobre o seu cenário atual?

• Quais ferramentas você usa hoje (Excel, Google Forms, Microsoft Forms)?
  • Para onde você pretende enviar esses dados centralizados (um banco de dados SQL, uma planilha mestre, Power BI)?

Peço que me retorne com mais detalhes do seu problema!

Fico no aguardo do seu retorno!

Olá, atualmente é um vai e vem de excel, o solicitante manda um excel com os dados que querem atualizar e depois eu ou outra pessoa coloca ele no excel que usamos para puxar as informações no caso acho que se encaixa numa planilha mestre.

Minha ideia era de alguma forma padronizar o que chega pra mim e facilitar a adição de novas informações. Usamos o Qlik sense

Oi, Eduardo!

Agradeço pelas informações trazidas.

Sobre sua dúvida, o ponto principal é padronizar a entrada dos dados antes de chegar na sua planilha mestre, evitando esse vai e vem de arquivos Excel diferentes. Abaixo deixo algumas dicas:

1. Crie um modelo único de entrada (template padrão)
    Defina um arquivo Excel com colunas fixas, nomes padronizados e validações de dados.
    Isso garante que todos os solicitantes enviem no mesmo formato.

Exemplo de estrutura:

| ID | Nome | Data | Produto | Valor | Status |

- Use validação de dados (lista suspensa)
     - Defina tipos de dados (data, número, texto)
     - Proteja a estrutura (bloqueando colunas)

2. Substitua o envio manual por um formulário
    É claro, que neste ponto, vai depender se seria viável essa implementação. Mas seria legal pensar em outras alternativas, que não somente o Excel. Você pode utilizar Microsoft Forms ou Google Forms conectado a uma planilha.

Fluxo:

Usuário preenche formulário → dados caem automaticamente em uma planilha padrão → você consome essa base no Qlik

3. Crie uma camada de staging (intermediária)
    Antes de ir para a planilha final, mantenha uma aba ou arquivo chamado "entrada_bruta".

entrada_bruta → tratamento (limpeza/padronização) → planilha_mestre

4. Automatize a carga para o Qlik Sense
    Configure o Qlik para ler sempre da planilha mestre padronizada, evitando ajustes manuais constantes. Por exemplo:

// Exemplo conceitual no Qlik
     LOAD
         ID,
         Nome,
         Date(Data) as Data,
         Produto,
         Num(Valor) as Valor,
         Status
     FROM planilha_mestre.xlsx;

💡Dica: comece pelo template padrão + validação de dados, isso sozinho já reduz grande parte dos retrabalhos e erros.

Fico à disposição. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!