3
respostas

Ajuda com o que escolher

Pessoal, eu sei que é uma coisa complicada de perguntar, é o seguinte me formei em analise e processamento de dados, porém na época de faculdade fui trabalhar em uma escola dando aula para educação infantil e acabei não usando nada de programação, acabei enferrujando estou a 9 anos ja nessa escola, porém tive a noticia que vai fechar e agora preciso correr atrás, enfim.

Gostaria muito da ajuda de vocês para um inicio, que linguagem seguir mais rapidamente para aprender e receber um salário razoável, eu tenho 30 anos rs, preciso meio que me virar o mais rápido possível.

Por favor me ajudem qual o caminho deve seguir.

3 respostas

Oi Diego!

É realmente como você disse, uma coisa complicada.

Assim como qualquer área, as empresas exigem experiência. Isso é o mais importante, você adquirir experiência.

Não tem uma linguagem melhor ou pior. Em termos de números, as mais procuradas e robustas que se tem no mercado são Java e .NET. Estas tem uma maior quantidade de vagas no mercado de trabalho, mas sua curva de aprendizado é maior e você terá mais trabalho para "mostrar serviço".

Existem outras tecnologias mais simples e rápidas de aprender como PHP, Node, Angular, entre outras. Além do fato delas não exigirem uma infraestrutura específica com servidores específicos como Java e .NET exigem. Para estes, até mesmo um ambiente com um simples servidor Apache sua aplicação funciona. Mas o mercado de trabalho (do Brasil) não é tão forte para estas tecnologias como é para Java e .NET, incluindo faixa salarial que é menor. Esse tipo de coisa está mudando com o tempo, mas devagar.

Outro fator é a facilidade e conforto que você sente com a tecnologia. Muitos não gostam ou se adaptam ao Java, por exemplo. DotNet é mais agradável nesse ponto. Outros também não gostam de nenhum desses dois e preferem a rapidez e simplicidade de outras linguagens como Python, Node, Ruby, etc.

Enfim, é um conjunto de fatores e isso tudo que eu disse é sem contar as oportunidades que aparecem para nós. Muitas vezes aparecem oportunidades para nós totalmente fora daquilo que nos preparamos ou planejamos seguir. Você pode começar a estudar e aprender PHP, mas aparecer uma oportunidade em Python que você pode correr atrás e conseguir algo. Tem dessas também.

E, principalmente, mostre serviço. Crie uma conta no GitHub, faça códigos, mostre o que sabe. Se possível, faça um blog. Mesmo que seu objetivo não seja ajudar outros ou ter muitos acessos, isso não só ajuda no seu aprendizado como é uma forma de fazer propaganda de você mesmo para outras empresas. Eles olham e isso faz diferença.

Bons estudos e boa sorte!

Muito obrigado Arthur Franco, meio que acho que vou tentar ir pelo php primeiro mesmo e vou me adaptando o grande problema que percebi é que estou um pouco velho para área =/

Idade não é exatamente um problema para a área.

No Brasil (não sei no exterior) tem algumas empresas que isso realmente faz diferença, mas tenho alguns conhecidos que entraram tarde nesse mercado de trabalho e estão conseguindo se virar bem. Essa visão que eu disse acima também se deve bastante à experiência que eu vi dessas pessoas.

Um ponto positivo no PHP é que essa tecnologia é muito procurada para trabalhos freelancers. Além de que, você consegue hospedagem para PHP com um preço bastante em conta ou até de graça, coisa que é muito mais difícil em outras tecnologias.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software