1
resposta

Ajuda com o header

Estou fazendo meu portfólio e meu cabeçalho quando está na versão mobile fica cortado.

https://portfolio-eight-green-25.vercel.app/index.html

Qual a aula que posso rever sobre como ajustá-lo ou se possível uma explicação resumida, por aqui, será bem vinda para que eu faça a correção.

Grato!

Obs.: Se quiserem dar uma opnião sobre como está minha página, que utilizarei como curriculo, também serei grato.

1 resposta

Olá, Tassius. Como vai?

Parabéns pelo layout do seu portfólio! O contraste do fundo escuro com o azul vibrante (ciano) ficou excelente, e a estrutura de botões com os ícones do GitHub e LinkedIn está muito bem organizada. Dá para notar o capricho no design e na tipografia.

O problema do cabeçalho (header) ficar cortado na versão mobile é um comportamento super comum no início dos estudos de responsividade. Isso geralmente acontece porque os elementos do menu de navegação tentam ficar um ao lado do outro, mas o espaço físico da tela de um celular é muito estreito.

Como você está fazendo o curso de Responsividade com Mobile-First, a melhor aula para você rever esse conceito em detalhes e ver a aplicação prática no código é a do capítulo dedicado a Media Queries e Flexbox Layout. No conteúdo do curso da Alura, procure pelas aulas que abordam "Adaptando o cabeçalho para telas menores" ou "Trabalhando com Flex-wrap no menu".

Para te ajudar a destravar o seu código agora mesmo, separei uma explicação resumida e prática do que está acontecendo e de como corrigir.

O Diagnóstico: Por que o Header está quebrando no Mobile?

No computador, os links do seu menu (Home, Sobre mim, Currículo) se espalham horizontalmente sem problemas. No celular, se o contêiner pai desses links estiver configurado com display: flex; sem nenhuma regra de quebra, os links tentam se espremer na mesma linha, estourando a largura máxima da tela (viewport) e causando o corte visual ou um scroll horizontal indesejado.

Como corrigir com CSS (Abordagem Mobile-First)

Na filosofia Mobile-First, nós escrevemos o código pensando primeiro nas telas menores (celulares) e depois usamos as @media queries para ajustar o layout quando a tela cresce (computador).

Existem duas formas elegantes de ajustar o seu menu para celulares usando Flexbox:

Opção 1: Empilhar os links verticalmente no celular (Mais recomendada para Mobile)

No celular, o espaço vertical é abundante, mas o horizontal é escasso. Mudar a direção do fluxo para coluna resolve o problema instantaneamente:

/* Este código vai rodar por padrão em todas as telas (foco no Mobile) */
.cabecalho__navegacao {
    display: flex;
    flex-direction: column; /* Faz os links ficarem um embaixo do outro */
    align-items: center;    /* Alinha os links ao centro da tela */
    gap: 15px;              /* Dá um espaçamento confortável entre eles */
}

/* Quando a tela for grande (Computador), mudamos para linha novamente */
@media screen and (min-width: 1024px) {
    .cabecalho__navegacao {
        flex-direction: row; /* Volta a ficar lado a lado no monitor */
        justify-content: space-between;
    }
}

Opção 2: Permitir a quebra de linha automática (flex-wrap)

Se você faz questão de manter os links lado a lado no celular, você precisa avisar ao CSS que, se o espaço acabar, os links remanescentes podem pular para a linha de baixo de forma automática:

.cabecalho__navegacao {
    display: flex;
    flex-wrap: wrap; /* Permite que o menu quebre em duas linhas se faltar espaço */
    justify-content: center;
    gap: 10px;
}

Opinião sobre o seu Portfólio (Feedback de Dev para Dev)

O seu site está com uma apresentação excelente para um portfólio profissional. Para deixá-lo ainda mais assertivo, deixo três sugestões rápidas de melhoria:

1. Camisa do Pink Floyd: Achei sensacional e traz muita personalidade ao seu perfil! Mostra que o desenvolvedor por trás do código é uma pessoa real e com gostos autênticos.
  2. Contraste no Rodapé: A faixa azul no rodapé com o texto preto está bonita, mas vale a pena checar com ferramentas de acessibilidade se o contraste está confortável para leitura. Uma alternativa sutil seria manter o fundo preto e colocar apenas a borda ou o texto em azul.
  3. Links de navegação: Garanta que as seções Sobre mim e Currículo no seu cabeçalho usem âncoras (href="#sobre-mim") para rolar a página suavemente caso o seu portfólio seja uma Single Page Application (página única).

Parabéns pelo projeto, Tassius! Dê uma olhada no seu arquivo CSS, aplique a quebra de fluxo para o mobile e o seu cabeçalho vai ficar perfeito.

Espero que possa ter lhe ajudado e sucesso na evolução do portfólio!