Solucionado (ver solução)
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Ajuda com meu espaguete: Usando if para mudar de cor

Consegui resolver o exercício normalmente usando o esquema de nome++ para mudar a posição e depois resetar para o 0.

Porem tentei fazer de outro jeito e não deu certo, queria saber uma forma de fazer isso aqui funcionar.

Segue a carbonara:

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    var cores = ["blue","red","green"];
    var pintura = 0;

    pincel.fillStyle = 'grey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    function desenhaCirculo(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
        pincel.fillStyle = cores[pintura];
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();
        console.log(x + ',' + y);
    }

    tela.onclick = desenhaCirculo;

    function mudaCor() {

        if(pintura==0){
            pintura=1;
        }   

        if(pintura==1){
        pintura=2;
        }

        if(pintura==2){
            pintura=0;
        }   





        alert(pintura);
        return false;
    }

    tela.oncontextmenu = mudaCor;

</script>

O que acontece nesse código: Quando clica com o direito a variável "pintura" muda pra 1 porem na linha seguinte ele ve isso e já muda pra 2 e depois volta pra 0.

Tentei colocar um "break" no final do if mas não adiantou. Teria como criar um sistema que ignore os 2 if seguinte?

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solução!

hahaha foi só abrir o tópico que descobri uma forma, entrei nesse site aqui e conheci o SWITCH:

https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/JavaScript/Reference/Statements/switch

Meu código usando o switch ficou assim:

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    var cores = ["blue","red","green"];
    var pintura = 0;

    pincel.fillStyle = 'grey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    function desenhaCirculo(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
        pincel.fillStyle = cores[pintura];
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();
        console.log(x + ',' + y);
    }

    tela.onclick = desenhaCirculo;

    function mudaCor() {

        switch(pintura) {

            case 0:
                pintura = 1;
                break;

            case 1:
                pintura = 2;
                break;

            case 2:
                pintura = 0;
                break;
        }




        alert(pintura);
        return false;
    }

    tela.oncontextmenu = mudaCor;

</script>

Bem melhor e funcionou, bom demais esse tal de switch.

Mas se alguém conhecer uma maneira de fazer aqueles if feiosos funcionarem seria interessante.

Fala, Alves! Tudo bem contigo?

Kra, o switch é bacana!!!

O developer.mozilla é muito recomendado para pesquisas

Recomendo!!!

Obrigado por compartilhar seu código conosco!

Um abraço e bons estudos