Olá, queria colocar meu código de um jeito que se a primeira condição falhar ele já mostrar que não pode dirigir. Assim : Se tiver 10 anos, nem precisa perguntar se tem carteira, alguém?
Olá, queria colocar meu código de um jeito que se a primeira condição falhar ele já mostrar que não pode dirigir. Assim : Se tiver 10 anos, nem precisa perguntar se tem carteira, alguém?
Olá, Thaís, uma opção é colocar a variável temCarteira dentro do bloco do primeiro if:
<meta charset="UTF-8">
<script>
function pulaLinha() {
document.write("<br>");
}
function mostra(frase) {
document.write(frase);
pulaLinha();
}
var idade = parseInt(prompt("Qual é sua idade"));
if( idade >= 18 ) {
var temCarteira = prompt("Tem carteira? Responda S ou N");
if( temCarteira == "S") {
mostra("Pode dirigir.");
} else{
mostra("Não pode dirigir.");
}
}
if(idade < 18) {
mostra("Não pode dirigir.");
}
</script>
Assim, o programa só vai perguntar se o usuário tem carteira se a idade for maior ou igual a 18 anos (verdadeiro).
Caso a idade seja menor que 18 anos, o segundo if será verdadeiro e o programa mostrará "Não pode dirigir".
Também acrescentei um else, que será verdadeiro (mostrará "Não pode dirigir") se a idade for maior ou igual a 18, mas não tem carteira.
Espero ter contribuído para esclarecer sua dúvida. Bons estudos!
Olá Thaís, sei a Leila já apresentou uma ótima alternativa, mas para agregar aqui no fórum tbm fiz um código seguindo sua ideia, espero que também te ajude na elaboração do seu código:
<meta charset="UTF-8">
<script>
function pulaLinha() {
document.write("<br>");
}
function mostra(frase) {
document.write(frase);
pulaLinha();
}
var idade = parseInt(prompt("Qual é sua idade?"));
if(idade < 18) {
mostra("<h1>Não pode dirigir!</h1>");
} else {
var temCarteira = prompt("Tem carteira? Responda S ou N");
if(temCarteira == "S" || temCarteira == "s") {
mostra("<h1>Pode dirigir!</h1>");
} else {
mostra("<h1>Não pode dirigir!</h1>");
}
}
</script>
No segundo if acrescentei o sinal de "||" que representa o OU. Nesse caso se o S for maiúsculo OU minúsculo a condição seguirá verdadeira.
Bom, é isso! O legal da programação é que você tem várias maneiras de fazer o código para o mesma solução. Espero ter ajudado e bons estudos para você ;)
Obrigada pessoal !
Opa, magina Thais! Abraços e bons estudos ;)