Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Ajuda com estudos e aperfeiçoamento

Eu trabalho com TI a muitos anos, mas só agora que decidi aprender a programar, já fiz vários dos cursos Java mas estou perdido em alguns pontos:

1 - Como colocar esse conhecimento na prática? Eu aprendi várias coisas e tenho uma idéia de um projetinho simples pra fazer aqui na empresa que trabalho, mas não sei como desenhar e aplicar o mesmo.

2 - Nos cursos que estou fazendo estou sendo bombardeado com várias tecnologias diferentes, e como não sou um programador eu não tenho a menor ideia em qual delas devo me aperfeiçoar ou dar mais foco, pois as vezes posso começar a estudar de mais algo que o mercado praticamente não usa.

3 - A minha intenção ao aprender a programar é ser capaz de criar sistemas para facilitar o meu dia a dia como gestor e criar ferramentas para ajudar na integração da empresa, mas como dito nos pontos a cima como devo começar?

Espero ter sido claro, e se caso alguém já passou por essas minhas dificuldades adoraria saber como resolveram.

Obrigado.

5 respostas
solução!

Oi Rafael, tudo bem ?

Cara a melhor forma de fazer isso é colocando a mão na massa mesmo, bem bacana você já ter encontrado um projeto para conseguir brincar um pouco com o que aprendeu.

Sobre o tópico 2 e 3, é um pouco complicado, mas assim, ai na sua empresa o que a galera usa para os sistemas ? Esse já é um bom ponto de inicio para você escolher alguma tecnologia.

Outra coisa que eu recomendo é você estudar ou Spring, que tem as coisas muito boas e fáceis de aprender ou ir para JSF, para seguir a especificação Java EE, ambos são muito boas.

Espero ter ajudado.

Abraços

eu trabalho em uma empresa de nutrição animal, e aqui temos uma equipe técnica que realiza visitas nas fazendas dos nossos clientes para avalizar a situação nutricional do gado, estado do solo, capim ........

No final é feito um relatório para que com ele sejam indicados os melhores produtos para potencializar o ganho de peso do gado e gerar mais vendas pra gente e mais lucro para o cliente.

Hoje existe um controle manual desses relatórios, sendo sempre enviados por email e armazenados em pastas de um servidor local e o que eu queria é sistematizar isso pra que fique fácil encontrar os relatórios, saber quem fez e quando fez e de lá mandar para impressão.

Nesse senário utilizar o Spring seria bom para implementar e principalmente para estudar?

isso é algo que o mercado tem usado?

Oi Rafael, tudo bem? Talvez eu não seja a pessoa mais indicada dentre os demais que conheço por aqui pra responder sua pergunta, mas vou deixar minha contribuição. Vamos lá:

1 - Você já tem a ideia de um projeto, isso já é um bom começo, esse projeto é quem vai fazer você por em prática uma série de assuntos que você tem estudado aqui, mas como começar o projeto certo? Comece explorando o problema que este projeto tenta resolver, qual é o processo (lógica, controllers) ? quais elementos estão envolvidos? Você consegue definir nomes nestes elementos - (já surgem aqui, classes, modelos, entidades)? Como estes elementos se relacionam (OO)...

Comece pelo básico, escrevendo algumas classes que representam o fluxo e os dados do problema e vá do menor elemento do problema para o maior. Comece pensando como os dados e o comportamento serão definidos e também como serão salvos no banco - aqui você já terá bastante coisa na prática.

2 - Limite-se ao mais básico, se for web, utilize a linguagem de backend que prefere, com algum banco e o restante é html, css e js - depois você avalia e adiciona alguma tecnologia que acha que pode ser mais produtiva ou que facilita alguma coisa.

3 - Após concluir o processo mais básico descrito nos dois itens acima, você precisa repetir os mesmos passos para os outros problemas e apps que for criar, lembre-se sempre da necessidade que está suprindo e limite-se ao mais básico no inicio que resolve o problema - depois de alguma experiencia, você evolui a base que já está pronta.

Espero ter ajudado em algo. Caso não, por favor, deixe um comentário aqui, que a gente discute mais. Abraço ;)

Vou iniciar agora o curso se Spring, e assim que terminar vou iniciar esse projeto para poder treinar bastante.

Obrigado pela ajuda

Rafael, só para complementar a resposta: Sim, o spring é muito utilizado no mercado. Pode estuda-lo e praticar as soluções em seus projetos seguindo os passos que descrevi acima.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software