Preciso muito da ajuda de vocês. Iniciei os cursos com o objetivo de desenvolver um web app para agendamento de horários em salão de beleza (na expectativa de superar todos os que já testei - nacionais e internacionais percebo que deixam a desejar em interface) e posteriormente sua versão IOS/ANDROID (que não é prioridade no momento mas é bom que seja pensado desde já para quando resolver evoluir neste sentido). Um exemplo que gosto é a alura, que é funcional, prático e foi bem pensado na parte da interface também.
Minha experiencia com desenvolvimento até o momento é apenas com sistemas feitos em excel, e algumas páginas em HTML/CSS. Sei que o projeto é audacioso, vai demandar muita dedicação mas venho encarecidamente pedir a opinião de vocês sobre:
"Node vs PHP - que caminho seguir?" Me familiarizei e gostei bastante da sintaxe do código javascript nos primeiros cursos de lógica de programação, tanto que estranhei quando cheguei no Ruby (que fiz pelas trilhas).
E ao ver a introdução do PHP recentemente, me assustei um pouco - de cara pareceu muito complexo (talvez por surgir mais uma sintaxe, o que mais gostei for ver a possibilidade de criar arquivos que podem ser requeridos como módulos para a construção das páginas). Com a cabeça cheia de HTML, CSS, Javascript, ter que aprender mais PHP/MySQL me fez pensar em revisar meus planos e até contratar um profissional para o projeto, já que busquei conhecer APIs de sistemas de agendamento, me aprofundei na questão do Node e percebi que ambos parecem envolver muito mais código de programação do que já aprendi (estudo, estudo e ainda parece que não descobri um por cento).
Vejo em muitos fóruns o pessoal dizendo que Nodejs exige muito mais experiencia mas penso que de qualquer forma terei que aprender o basico de javascript e o tempo que levaria aprendendo PHP eu poderia me especializar e focar no MeanSTACK e ficar com a vantagem de trabalhar com a mesma linguagem/sintaxe do lado do cliente e do servidor, por outro lado vejo muitos que dizem que PHP é bem mais fácil.
O que vocês acham? Qual caminho escolher para construção deste tipo de sistema? Para não ficar meses estudando uma linguagem e depois perceber que deveria ter optado por outra
Grato, Eudes Boaventura