2
respostas

Ajuda

Galera me desculpem, sei que aqui não é o lugar, mas não sei onde encontrar a solução se quiserem apagar o tópico podem apagar, mais me ajudem antes por favor. Estou gravando algumas vídeo-aulas (não é de programação) e estou colocando os vídeos em uma instância na amazon. É um servidor ubuntu com o apache instalado, e estou usando um player pra reproduzir em uma plataforma ead onde os alunos assistem as aulas, porém um aluno espertinho com más intenções, pode pegar o link no código e acessar via http, pois em todos os códigos tem o link, exemplo: 127.0.0.1/video/video.mp4 e acredito que ele tem como cometer pirataria sem nenhuma dificuldade. Gostaria de uma solução pra poder diminuir os riscos. Como criptografar o link (endereço do vídeo) ou só poder assistir na plataforma sem poder fazer download ou acessar os vídeos por http. Não sei alguém tem uma dica, solução, sei lá uma luz ai?

2 respostas

Oi Rafael

Existem formas de criptografar o conteúdo e usar um player específico para visualizá-los. Algumas plataformas oferecem isso, como a sambatech no brasil, sproutvideo e vzaar la fora.

Além de terem um custo adicional, repare que nenhuma solução é a prova de bala: um usuário mal intencionado pode simplesmente filmar a tela e pronto. Infelizmente usuários mal intencionados sempre existirão.

Em uma plataforma de ensino a distancia é ideal que seu conteúdo nào seja restrito a videos. Exercícios, forum, sistema de times, gamification e transcrições tornam a aula mais dinâmica e atraente, como é o caso aqui na alura.

Sei que não é a resposta ideal que você esperava :)

abraços

Obrigado Paulo, mais no momento eu queria meio que evitar comprar um serviço de streaming, se não poderia colocar os vides no vimeo, mais queria colocar no meu próprio servidor. Mas muito obrigado, vou dar uma pesquisada sobre o que você me falou.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software