Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

AJAX: Método Fetch() ou XMLHttpRequest

Minha dúvida é qual o método AJAX mais utilizado atualmente em termos de mercado, o XMLHttpRequest() ou o Fetch()? Vejo em alguns cursos da Alura, quando ensinam sobre AJAX, o pessoal utilizando o XMLHttpRequest() e em alguns casos utilizam o Fetch(). Sei que o Fetch() é o mais atual e é uma melhoria do XMLHttpRequest(), mas no mercado qual é o mais utilizado?

2 respostas
solução!

Olá, Carlos, tudo bem?

Admito que nunca trabalhei como desenvolvedor em uma empresa, mas posso lhe dar um resposta baseada nos meus conhecimentos e no que vejo de demanda do mercado.

Posso começar dizendo que quando vamos falar de mercado, costumamos falar muito mais de frameworks e bibliotecas front-end, como o React, Angular e Vue, que estão em grande demanda atualmente, e que com certeza uma empresa preocupada em fazer uma aplicação mais "moderna" utilizará alguma dessas ferramentas em vez de Javascript "puro".

E essas ferramentas possuem funcionalidades próprias ou bibliotecas auxiliares para realizar requisições para o back-end, por exemplo, então na verdade será difícil você ver métodos como XMLHttpRequest() ou o Fetch() sendo utilizados diretamente.

Mas atenção: claro que isso não invalida os estudos do javascript puro, como por exemplo essas formas de realizar uma requisição. Muito pelo contrário: é essencial que tenhamos uma base sólida em javascript quando formos estudar alguma dessas bibliotecas e frameworks front-end. Afinal, todas essas ferramentas utilizam o javascript por trás dos panos, e consequentemente esses métodos nativos de requisições para o back-end.

E finalmente respondendo sua pergunta: se ainda assim uma empresa optar por utilizar javascript "puro", a melhor escolha seria utilizar o método Fetch(), devido à sua forma prática de usar em relação aoXMLHttpRequest(). Infelizmente não tenho dados para dizer qual dos dois seria o mais utilizado no mercado, mas independente de qual seja, é interessante que você busque as melhores práticas de desenvolvimento, então praticar com o Fetch() é um bom caminho.

Edit: pesquisando um pouco, encontrei essa página da documentação do React que fornece algumas opções para realizar requisições para o back-end, e uma delas é a própria Fetch API nativa do Javascript. Mas além dela, a documentação também sugere outras bibliotecas como opções, então veja que temos várias possibilidades ao trabalhar com ferramentas front-end mais avançadas.

Espero ter ajudado! Abraços e bons estudos :)

Muito obrigado Antônio

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software