Olá, Carlos, tudo bem?
Admito que nunca trabalhei como desenvolvedor em uma empresa, mas posso lhe dar um resposta baseada nos meus conhecimentos e no que vejo de demanda do mercado.
Posso começar dizendo que quando vamos falar de mercado, costumamos falar muito mais de frameworks e bibliotecas front-end, como o React, Angular e Vue, que estão em grande demanda atualmente, e que com certeza uma empresa preocupada em fazer uma aplicação mais "moderna" utilizará alguma dessas ferramentas em vez de Javascript "puro".
E essas ferramentas possuem funcionalidades próprias ou bibliotecas auxiliares para realizar requisições para o back-end, por exemplo, então na verdade será difícil você ver métodos como XMLHttpRequest()
ou o Fetch()
sendo utilizados diretamente.
Mas atenção: claro que isso não invalida os estudos do javascript puro, como por exemplo essas formas de realizar uma requisição. Muito pelo contrário: é essencial que tenhamos uma base sólida em javascript quando formos estudar alguma dessas bibliotecas e frameworks front-end. Afinal, todas essas ferramentas utilizam o javascript por trás dos panos, e consequentemente esses métodos nativos de requisições para o back-end.
E finalmente respondendo sua pergunta: se ainda assim uma empresa optar por utilizar javascript "puro", a melhor escolha seria utilizar o método Fetch()
, devido à sua forma prática de usar em relação aoXMLHttpRequest()
. Infelizmente não tenho dados para dizer qual dos dois seria o mais utilizado no mercado, mas independente de qual seja, é interessante que você busque as melhores práticas de desenvolvimento, então praticar com o Fetch()
é um bom caminho.
Edit: pesquisando um pouco, encontrei essa página da documentação do React que fornece algumas opções para realizar requisições para o back-end, e uma delas é a própria Fetch API nativa do Javascript. Mas além dela, a documentação também sugere outras bibliotecas como opções, então veja que temos várias possibilidades ao trabalhar com ferramentas front-end mais avançadas.
Espero ter ajudado! Abraços e bons estudos :)