Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

$.ajax lado cliente e servidor

Boa tarde. Gostaria de saber se tem exemplo(s) de como funciona a integração do código no front e back end usando Ajax. Por exemplo, um servidor em PHP com banco MySQL trocando informações com o cliente em JS. Visto que no exemplo da aula foi dado somente no lado do cliente. Por fim, qual seria a diferença,no código, entre enviar ou receber algo via ajax?

5 respostas
solução!

para fazer o back-end atender as requisições basta você retorna um dado como json que pode ser acessado aparte de uma URL, imagine o seguinte cenario, você tem um site de noticias que tem um sistema feito em PHP , (o banco na realidade pouco infere), em determina url como por exemplo, /noticia/2032, é retornadao uma noticia via json, para faze-lo em PHP basta fazer algo como:

'noticia' => [
      'titulo'=>'hoje fez frio',
      'corpo'=>'sihaihiahdiah',
     'comentarios'=>
      [
       ['usuario'=> 'joão da silva','comentario'=>'eu senti o frio']  , 
      ]
];

return json_encode($noticia);

então sempre que chamamos a url /noticia/2032 , será retornado um json para a tela,exemplo:

{
"titulo": "hoje fez frio",
"corpo": "sihaihiahdiah",
   "comentarios": [
       {"usuario": "joão da silva", "comentario": "eu senti o frio"}
   ]
}

bem, já conseguimos fazer um resposta do PHP, para conseguimos fazer o $ajax pega essas informações basta consumir um Get, para consumir um get ajax em jquery, podemos usar a sintax reduzida assim

let noticia
$.ajax({ 
  method: "GET",
  url: "/noticia/2032"
}) .done(function( result) {
     noticia =  JSON.parse(result);
  });

pronto agora você pegou o retorno do PHP e converteu em um objeto Javascript, pode manipular a vontade, bem agora você quer adiciona um comentario a essa noticia, imagine então que existe uma url no php acessada pelo método POST que é a seguinte /noticia/2032/comentario , tendo isso em mente para adiciona um comentario basta fazer uma requisição para essa url passando uma DATA (referencia a memoria), ficaria assim :

let comentario = { usuario:"mario",comentario:"aqui fiquei com calor" }
$.ajax({ 
  method: "POST",
  url: "/noticia/2032/comentario",
  data: comentario
}) .done(function( result) {
       alert(result);
  });

beleza, agora basta pega os parametros no PHP, e salva no banco... deu para enteder?

corrigindo o primeiro código

$noticia = [
      'titulo'=>'hoje fez frio',
      'corpo'=>'sihaihiahdiah',
     'comentarios'=>
      [
       ['usuario'=> 'joão da silva','comentario'=>'eu senti o frio']   ];

Beleza, Francisco. Eu entendi. Mas só uma coisa agora, e se eu quisesse passar por json em vez por GET e POST. Como ficaria meu código? Abraço

vamos entender o que é o GET e o POST, eles são métodos do Protocolo HTTP, assim como DELETE,PUT e HEAD, eles são definidos pela especificação do protocolo HTTP para dividir as responsabilidades dos chamados, veja o parâmetro GET é usado para passa um dado que não causa alteração na aplicação (Só pega algo dela), o POST assim como o GET transfere dados , tem um capacidade maior, e os dados dele inferem na Aplicacao de alguma forma (salva algo por exemplo)...

certo, agora que falamos sobre o GET e POST, json é só uma estrutura de dados baseado em JavaScript, se tu quiser enviar um JSON para o servidor, basta seta isso dataType: "json", no AJAX , e no data:, você passa o seu objeto Javascript, e pronto é só isso!

blz, valeu pela ajuda! grande abs