Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Ajax

Fala galera, o uso de Ajax deixa o site mais pesado ?

4 respostas

Olá Giovanni, sua pergunta foi muito genérica, pesado em relação a quê? Bom, vou tentar dar uma visão geral.

Se você usa Ajax com jQuery terá que carregar a biblioteca jQuery e isso pode onerar o tempo de primeiro carregamento das páginas principalmente em smartphones. Talvez, para seu negócio, essa demora no carregamento possa ser inaceitável.

Agora, se isso não é um problema para você, o Ajax é bem preciso no que deve ser carregado e atualizado na página. Sendo assim, os dados que são enviados e trazidos do servidor são menores se comparado com o envio do HTML inteiro. Uma vantagem! Se quiser, pode quebrar a cabeça um pouco e usar o Ajax sem o jQuery, mas terá que garantir a compatibilidade de seu código.

Enfim Giovanni, Ajax é uma técnica que deve ser usada com parcimônia. Exemplos de sucesso são o Gmail o Yahoo email.

solução!

Oi Giovanni,

Usar AJAX não implica numa página mais pesada :)

Se pensarmos no tamamanho (kb) dá página, o código JS responsável pelo AJAX com certeza aumenta um pouco o tamanho do arquivo js. Se utilizar o jQuery para AJAX, aumentamos mais ainda. E como o Flávio disse, o tempo necessário para carregamento disso pode ser viável ou inviável, dependendo do seu público.

Pensando no tempo que a página demora pra aparecer corretamente pro usuário (download e renderização). O AJAX pode comprometer indiretamente essa velocidade, por um conjunto de fatores. Se a resposta que você espera for muito grande (tamanho em mb's), a conexão (internet) do cliente for lenta e a resposta veio antes do css ou conteúdo ter sido carregado, a página vai demorar para ser exibida do jeito que deveria. Outro caso seria uma resposta que exige um processamento pesado, que irá "travar" o navegador até que seja completado.

Para garantir que isso não aconteça, coloque sua tag <script> depois de todo o conteúdo ter sido carregado, isso é:

<body>
    ...
    <script src="seuJS.js"></script>
</body>

Oi Giovanni. Agora ficou ainda mais claro? Se sim, não deixe de marcar uma das respostas como solucionadora. Pode marcar a do Artur que eu não ficarei chateado :)

Abraço!

Obrigado Flavio e Artur, Realmente tirou minhas duvidas.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software