7
respostas

Ainda sobre value..

<div>
                    <p>Como prefere o nosso contato?</p>
                    <label for="radio-email"> Email</label> 
                    <input type="radio" value="email" name="contato" id="radio-email"> <!- pra que value ->

<label for="radio-telefone"> Telefone</label>
                    <input type="radio"name="contato"  id="radio-telefone">

<label for="radio-whatsapp"> Whatsapp </label>
                    <input type="radio" name="contato" id="radio-whatsapp"> 
                </div>

<label><input type="checkbox">Gostaria de receber nossas novidades por email?</label>

<input type="submit" value="Enviar formulário">

No ultimo input, que é do tipo submit, faz todo sentido ter um value, que dá um valor ao input. ok Não entendi pra que ele serve no input do tipo radio. Ele tem o "name" pra agrupa-los, o "id" pra relacionar com o label.. para que o value?

7 respostas

Oi, Taiane, tudo bem?

Vamos lá, o name no input serve para especificar um nome para o elemento da tag input, mas mais especificamente, o atributo name é usado para referenciar elementos no javascript ou para refererenciar dados de um formulário. Ou seja, caso você queria pegar os valores que são adicionanados nesses input, o atributo name é de suma importância.

O id serve para não só darmos estilo dentro do css mas como também no mundo Javascript podemos utilizar o id para manipular esse valores.

E o value dentro do input do tipo submit é usado para dizer para que aquele botão é usado, nesse caso, para enviar o formulário.

Muitas dessas questões que compõe um form, que, por sinal, são muitas, vão ficar mais claras com os curso de Javascript, pois todos esses atributos serão utilizados para manipulação dos dados.

Para saber mais: https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/HTML/Element/input

Qualquer dúvida é só falar!

Oi Lais! tudo bem? Obrigada pela resposta.. eu tenho uma vaga noção de JavaScript pois utilizei no curso de lógica de programação.. agora estou fazendo HTML e CSS e quando terminar vou fazer o completo de JavaScript.

Eu entendi o value no input type="submit" - ficou bem claro pra mim.

O que não entendi mesmo foi o value no input type="radio". Me pareceu meio perdido ali. Pode ser que, como vc falou, ele seja importante para utilizar com o JS, aí eu vou descobrir mais pra frente rsrs. Mas nesse exercicio, particularmente, eu nao saquei..

Oi, Taiane!

Entendo. O mais esperado er atributo value está dizendo qual o tipo de valor o input radio irá receber, se email, telefone, ou outro, de fato, faria mais sentido se todas as opções tivessem e não somente o primeiro.

Ah nao.. isso foi erro meu! Fiquei testanto, tirando e colocando, e acabei copiando aqui sem todos. Mas na video-aula o certo era colocar em todos os input radio mesmo! Só não sei com que função rsrs

Oi, Taiane, tudo bem?

A função é a de nomear o valor que terá o input. Por exemplo, você quer fazer um input do tipo radio para perguntar o gênero dentro do form, seria algo assim:

<input type="radio" id="masculino" name="genero" value="masculino">
  <label for="male">Masculino</label><br>
  <input type="radio" id="feminino" name="genero" value="feminino">
  <label for="female">Feminino</label><br>
  <input type="radio" id="outro" name="genero" value="outro">
  <label for="other">Outro</label>

Você está dando valor específico ao seu type, não só pelo id, que pdoe ser usado pelo css, mas dentro do input com o atributo value.

Oii Lais, tudo bem! E com vc?

Sim.. mas o "id" serve para ele se conectar com o label ou pra ser usado como referencia no css. O "name" serve pra relaciona-los entre sí, para que a marcação de um não afete o outro. E o value? Qual a importancia dele? O que muda no resultado te-lo ou não? Qual utilidade ele tem nesse código?

Oi, Taiane!

O atributo value define o valor exclusivo associado a cada botão de opção. O valor não é mostrado ao usuário, mas é o valor enviado ao servidor em "enviar" para identificar qual botão de opção foi selecionado. Ou seja, você está dizendo ao servidor qual o valor que está sendo enviado quando o usuário