Fiquei com uma dúvida com relação à resposta correta "Gostaria que você dirigisse dentro do limite de velocidade."
Inicialmente ela me soou direta demais, como se eu estivesse impondo algo ao ouvinte e não pedindo.
Poderia me esclarecer ?
Fiquei com uma dúvida com relação à resposta correta "Gostaria que você dirigisse dentro do limite de velocidade."
Inicialmente ela me soou direta demais, como se eu estivesse impondo algo ao ouvinte e não pedindo.
Poderia me esclarecer ?
Olá, Luciana! Tudo bem?
Neste caso, a frase "Gostaria que você dirigisse dentro do limite de velocidade" é considerada um pedido na CNV porque expressa uma necessidade clara e específica do falante, sem impor ou julgar o ouvinte. Embora possa parecer direta, a intenção não é impor, mas sim expressar uma necessidade de segurança, por exemplo.
A CNV busca criar uma comunicação empática e eficaz, onde as necessidades de todos são levadas em consideração. Então, mesmo que pareça direto, o objetivo é expressar claramente o que você precisa, sem culpar ou criticar o outro.
Por exemplo, se dissermos "Gostaria que você fosse mais cuidadoso", isso pode ser interpretado de várias maneiras, pois "ser mais cuidadoso" pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes. No entanto, ao dizer "Gostaria que você dirigisse dentro do limite de velocidade", estamos sendo específicos sobre o que queremos, o que facilita o entendimento e a ação do ouvinte.
Bons estudos!