1
resposta

Ainda não entendi muito bem

Pode parecer uma dúvida meio boba mas ainda não fixou na minha cabeça como um cachorro ou mesmo um sistema podem ser considerados usuarios. Porque na minha percepção o usuario é aquele que é capaz de expressar os sentimentos diante da experiencia que estamos oferecendo a ele.

1 resposta

Oi, Mariana, tudo bem?

Entendi seu ponto de vista, pra mim também é estranho pensar que um sistema pode ser um usuário, mas vou tentar esclarecer

Usuário é diferente de cliente, o cliente é quem compra o produto, o usuário é quem o usa. Eles podem ser a mesma pessoa, ou não

No caso do cachorro, imagine que seu dono comprou um saco de ração. Então o dono é o cliente, mas o usuário é o cachorro, já que ele se alimenta com a comida, e também possui sentimentos ao utilizar esse produto

Agora, pensando no sistema, vamos imaginar o google tradutor. Ele é um sistema de tradução, que faz a ponte entre os textos. Então o sistema recebe alguma informação, utiliza ela e depois mostra outra informação pra gente. Nesse caso, o sistema foi o usuário do texto informado

Cotidianamente, pensamos mais em usuários humanos, mas com o tempo essa percepção vai melhorando e nos tornamos capazes de trabalhar com vários tipos de usuário =)

Espero ter ajudado, bons estudos

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software