2
respostas

Ainda não... alarme falso

Achei que tinha conseguido, mas não.....

Só funciona porque usei o "mostra"... se mudo para alert não funciona.... :(

<!DOCTYPE html>

<meta charset="UTF-8">

<input/>
<button>Compare o Número</button>

<script>

function pulaLinha() {

    document.write("<br>");
}

function mostra(texto) {

    document.write(texto);
    pulaLinha();
}

var numeroSecreto = Math.round(Math.random() * 10);
console.log(numeroSecreto);

var limiteTentativas = 3;
var tentativas = 1;

    var input = document.querySelector("input");
    input.focus();

function verifica() {

    if (input.value == numeroSecreto) {   

        mostra("Você Acertou!!");
        tentativas = 4;

    } else { 

        if (tentativas == limiteTentativas) {
        mostra("Você errou! Limite de tentativas esgotado")

    } else {

        alert("Você errou! Tente novamente");

    }
        tentativas++
    }
        input.value = "";           // limpa o campo de entrada após a inderação (entrada, clique botão, clique alert).
        input.focus();              // destaca a caixa de entrada de dados antes de nova entrada.
}

var button = document.querySelector("button");
button.focus();
button .onclick = verifica;

   </script>
2 respostas

Olá colega, tudo bem?

Eu testei o seu código coloccando alert no local do mostra e tá tudo certo, funcionou bem. A única coisa que eu achoq ue você trocou é na linha 54 aonde em vez de ser button.focus(); deveria ser o iput.focus(); para que ao atualizar a págiuna o local de inserção de valores já esteja "clickado". Espero ter ajudado. Qualquer coisa ocmpartilha seu código com o comando alert que talvez possa ter alguma falha não tão visível.

Oi Ricardo! Obrigada por testar e dar um feed .

Ele vai funcionar sim, mas você percebeu que errando ou acertando ele não para de permitir a entrada de novos números?

Não para nem quando passa das 3 tentativas... posso digitar 50 números e não mostra a mensagem de limite de tentativas.

Porém, usando a função mostra quando acerto o número ele interrompe a entrada porque a impressão do mostra substitui, na tela, o campo de digitação dos números. O mesmo acontece usando mostra para informar que as tentativas acabaram...

E, por outro lado, se eu usar a função mostra para a mensagem de tentar novamente o código para. Pelo mesmo motivo.

Eu usei os meios que aprendemos antes para parar os comandos de repetição, mas aqui não funcionaram. Tenho que continuar tentando. Se você descobrir me dá esse help... rss

Ah, e sobre o focus no botão eu fiz de propósito rss, queria abrir a página com o botão destacado. ;D