E na sequência, devemos priorizar. A priorização é realizada normalmente com a escala: Alta, Média e Baixa que indica qual requisito dentro daquele agrupamento deve ser desenvolvido primeiro. Para essa priorização utilizamos 2 critérios:
Se este requisito precisa ter algum outro desenvolvido anteriormente; Necessidade do cliente para a utilização deste requisito. Agora vamos à prática! Abaixo temos 2 requisitos. Priorize e classifique este requisito de acordo com a funcionalidade a que o requisito se refere:
Requisito 01: “O sistema deverá permitir incluir no cadastro do cliente o detalhamento de cada procedimento realizado, a data em que foi realizado e por qual profissional foi realizado e qual a data estimada de retorno. Funcionalidade Importante, Atendimento do cliente, Média.
Requisito 02: “O sistema deverá permitir a extração de um relatório no formato .xls que contenha as informações relacionadas aos procedimentos do cliente. Este relatório deverá conter as seguintes colunas: Nome do cliente; Nome do procedimento; Data do procedimento; Nome do profissional; Data estimada de retorno Funcionalidade Desejável, Planilha do histórico de atendimento do cliente, Baixa