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Agrupamento de dados por Regiões do Brasil

Olá,

Gostaria de saber se há alguma forma de trazer os dados por região do país (Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste) e não por Estado ou Endereço.

Obrigada.

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Oi Paola, tudo bem?

Sim! Porém você terá que carregar uma base externa de dados que tenha alguma ligação. Você pode pegar por exemplo, uma página da Web, que tenha uma tabela com Estados e Regiões. Com isso faremos o link da informação que temos, Estados, para a informação que desejamos, Regiões.

Deixo o link de um Site que você pode utilizar:

https://www.significados.com.br/siglas-dos-estados-do-brasil-e-suas-capitais/

Você pode perceber que dentro deste site existe uma tabela, e podemos nos conectar a ela. Claro que você pode fazer isso no excel de forma mais manual e que consuma menos memória. Porém vamos continuar com o exemplo WEB.

Você pode ir em "Obter Dados" e "Web". No campo de URL, pode preencher com um Ctrl + C e Ctrl + V, esse link que enviei para você. O Power BI tem a funcionalidade de identificar Tabelas dentro de um site e é isso que ele irá fazer.

Ao carregar os dados, lembre-se de selecionar a "Tabela" e não as informações completas da página. E clique em "Transformar Dados".

Após isso você terá que tratar um pouco os dados. Lembre-se de relacionar as Tabelas pelo nome do Estado e que elas possuam a mesma formatação. Isso ajudará o Power BI a identificar com maior facilidade.

Qualquer dúvida é só chamar e espero ter ajudado.

Luis, tudo ótimo e com você?

Primeiramente, agradeço imensamente a sua resposta e disposição para me responder. Em segundo lugar, peço desculpas pois não fui clara na minha questão.

Eu gostaria, na verdade, de agrupar essas informações e mostrá-las de forma gráfica dentro do mapa geográfico que é disponibilizado dentro da ferramenta. Sei que consigo fazer essa distribuição gráfica por estado, país ou endereço, todavia, gostaria de mostrar no mapa os valores agregados por região (sul, sudeste..).

Você acha que consegue me ajudar nessa questão também?

Novamente, agradeço a disposição.

Atenciosamente, Paola.

solução!

Paola,

Entendi sim sua pergunta. A ideia que te passei seria você relacionar a tabela de estado com uma nova Tabela de Regiões. Ou seja, para que o Power BI possa entender que Rio de Janeiro está atrelado a região Sudeste e assim sucessivamente com as demais cidades e regiões.

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Crie uma pequena tabela onde relacione o Estado com a Região. Tome cuidado para que na tabela de clientes isso também esteja com a mesma nomenclatura e formatação. Dessa forma na tabela cliente:

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Não esqueça também de ver se elas estão conectadas ou necessitam de uma conexão.

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Na hora de introduzir as informações no mapa, você pode determinar como 'Localização', o estado ou UF. Fazendo isso você comecará a segmentar o gráfico por estados. Para fazer o que você deseja, basta colocar como legenda esse novo atributo de Regiões. Desta forma todos os estados pertencentes a essa região ficarão coloridos de mesma forma.

Você pode colocar como 'Dicas de Ferramentas' o faturamento total, porém para ser possível, você deverá criar uma medida para esse cálculo.

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Caso você tenha mais estados e regiões, esse gráfico ficará mais interessante.

Espero ter ajudado de alguma forma. Acredito que possam haver também outras possibilidades para o mesmo resultado.

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