Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Agradecimentos

Gostaria de agradecer aos professores e aos monitores por me ajudarem em mais um curso concluído. Com a rotina agitada do dia a dia, é difícil encontrar tempo fixo para estudar e fazer os exercícios, mas estou feliz de ter terminado mais essa etapa. Deixo disponível o meu repositório que fiz das resoluções dos problemas. O próximo é o de Python com API, ansioso para aprender sobre integrações e outros temas.

Obrigado mais uma vez S2.

Link do repositório caso desejem dar uma olhada: https://github.com/Victor-M-S-Rodrigues07/Python__Treinamento_de_Listas_e_Tuplas__Lista_de_Exercicios_N5-2026

2 respostas
solução!

Oi, Victor! Tudo bem?

Que satisfação receber seus agradecimentos e ver a conclusão de mais um curso, ainda por cima com o repositório organizado e disponível para a comunidade. Dá para perceber cuidado real no material: sumário navegável, descrição contextualizando listas e tuplas antes de entrar nos exercícios, estrutura de pastas documentada e a nota deixando claro o que é autoria sua e o que veio do curso. Conciliar isso com uma rotina agitada tem mérito.

Vale destacar uma escolha sua que costuma passar despercebida por quem está começando: você resolveu parte dos exercícios com orientação a objetos e outra parte de forma mais direta. Isso demonstra critério, porque nem todo problema pede uma classe, e reconhecer quando a solução simples basta é uma habilidade que muita gente demora a desenvolver.

Uma dica para o repositório crescer ainda mais como portfólio: adicione ao README uma seção curta comentando o raciocínio por trás de dois ou três exercícios, explicando por que você escolheu lista em um caso e tupla em outro, ou por que a imutabilidade fez sentido em determinado registro. Quem avalia um perfil técnico se interessa menos pelo código funcionando e mais pela justificativa das decisões. Sobre o próximo passo, o curso de Python com APIs conversa muito bem com o que você acabou de praticar, já que respostas em JSON chegam como listas e dicionários aninhados, e toda a manipulação de coleções que você treinou aqui será usada logo na primeira integração.

Fico curiosa com uma coisa: entre os dez exercícios, qual deles te fez parar mais tempo para pensar antes de escrever a primeira linha?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Oiii sra. Lorena, tudo bem? Agradeço pelo comentário e pela atenção. Acredito que essa troca é o que faz a comunidade e o forum ser lugar de troca de experiências.

Respondendo sua pergunta, acredito que os exercícios que envolvem POO, para mim, foram os mais complexos. Não porque eu não soubesse a lógica por trás, mas para traduzir o algoritmo em papel foi o desafio. Então eu diria todos kkkkk.