Olá, Maria. Como vai?
Excelente reflexão! O seu ponto de vista está totalmente respaldado pelas melhores práticas de inteligência emocional e resolução de conflitos.
Essa estratégia de dar um tempo para "esfriar a cabeça" faz todo o sentido do ponto de vista fisiológico e psicológico. Quando estamos no ápice de um desentendimento, nosso corpo passa pelo que a psicologia chama de sequestro da amígdala — uma reação em que a parte emocional do cérebro assume o controle, dificultando o raciocínio lógico e a empatia. Ao pausar, nós permitimos que o córtex pré-frontal (a área responsável pelas decisões racionais) volte a operar, pavimentando o caminho para a comunicação assertiva.
Para complementar a sua linha de pensamento e enriquecer a sua prática no dia a dia, separei três técnicas que ajudam a tornar esse retorno ao diálogo ainda mais construtivo:
- Combine a pausa previamente: Para evitar que o outro lado sinta que você está "fugindo" da conversa ou aplicando um "tratamento de silêncio", o ideal é verbalizar a pausa de forma madura. Você pode usar frases como: “Eu me importo muito com a nossa relação e quero resolver isso da melhor forma. Como estou um pouco alterado agora, prefiro que a gente pare por 20 minutos e converse com calma. Tudo bem?”
- Aplique a Escuta Ativa: Ao retornar para o diálogo, o foco deve ser ouvir para compreender, e não ouvir para responder. Deixar a outra pessoa expor o ponto de vista dela sem interrupções desarma barreiras defensivas e ajuda a expor a verdadeira raiz do problema.
- Foque na Comunicação Não-Violenta (CNV): Quando for expressar o seu lado, experimente trocar acusações por fatos e sentimentos. Em vez de dizer “Você sempre me ignora nas reuniões”, prefira dizer “Na reunião de ontem, quando minha sugestão não foi comentada, eu me senti desvalorizada”. Falar a partir da sua perspectiva reduz a chance de o outro entrar no modo de ataque.
A sua abordagem demonstra uma maturidade incrível e é o segredo para transformar conflitos que poderiam ser destrutivos em oportunidades de crescimento e fortalecimento das relações.
Parabéns pela contribuição e pela sensibilidade no tema!
Espero que possa ter lhe ajudado!