Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Agora é com você! Equilíbrio

No meu ponto de vista, o equilíbrio entre a minha vida profissional e pessoal está diretamente ligado ao lazer e cuidado.
Gosto de me exercitar toda manhã, antes de iniciar o trabalho, e para isso não posso estar extremamente cansado.
Momentos de relaxamento após o expediente também são muito importantes para mim, como a possibilidade de assistir filmes e séries, ou alguma outra atividade que recarregue as energias, como uma caminhada ou um simples momento de ócio.
Costumo medir o equilíbrio avaliando o tempo real de descanso aos fins de semana. Quanto tempo eu realmente me "desconectei" do trabalho?
Na minha área de atuação, enfrento alguns períodos de bastante trabalho inclusive aos fins de semana, no entanto são fases que normalmente são rápidas e por isso considero esses dias extremamente importantes para manter a energia, e acompanhar o equilíbrio profissional e pessoal.

1 resposta

Ei! Tudo bem, Daniel?

Seu ponto de vista sobre o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal está coberto de razão. Ter clareza de que o autocuidado e o lazer são os pilares para sustentar a produtividade é um passo fundamental para não atingir o esgotamento.

A sua estratégia de monitorar o tempo real de desconexão nos finais de semana é excelente. Mensurar esse indicador ajuda a entender se as fases de alta demanda estão de fato passando rápido ou se estão se tornando um hábito prejudicial. Manter essa vigilância garante que você consiga proteger seus momentos de ócio e exercícios matinais, que são essenciais para recarregar as energias.

Parabéns pela reflexão e pela maturidade na gestão da sua rotina!

Como você costuma se planejar para garantir que essas fases de maior volume de trabalho não acabem invadindo o seu tempo de descanso por várias semanas seguidas?

Conteúdo para complementar seus estudos
Esse conteúdo pode estar em inglês, para traduzi-lo utilize o tradutor automático do navegador ou clique com o botão direito do mouse sobre a página e selecione a opção Traduzir para o português.
Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!