3
respostas

Agilidade en Home Office solo

Olá, me chamo Thiago Moreira, sou desenvolvedor freelancer. Gostaria muito de implementar agile no meu trabalho. Mas tenho muita duvida de qual metodologia usar. Acho pouca coisa sobre o assunto e nunca ninguém em cursos de Scrum e Agile falam sobre quem trabalha sozinho. Desde já obrigado.

3 respostas

Olá Thiago,

muitos frameworks conhecidos dentro da comunidade ágil, como o Scrum, de fato focam bastante no conceito de trabalho em time. Talvez uma metodologia ágil interessante para você dar uma lida para trabalhar sozinho seria o Kanban, criado pelo David J. Anderson.

De qualquer forma, uma coisa muito importante dentro do mundo ágil é a questão da adaptabilidade. Então você pode também pegar um framework como o Scrum e adaptá-lo para a sua realidade, continuando a ser ágil mesmo assim.

Obrigado pela resposta Lucas. Sim, só encontro soluções para trabalho em equipe. Já cheguei a pagar soluções muito boas como o Jira mas que eu acabava me perdendo por muitas features e possibilidades. Tenho dificuldade em me organizar. Por isso essa ideia de ir me adaptando para mim é horrível pois me perco mais ainda. Preciso ver algumas ideias de organização e fluxo de trabalho para me identificar. Se deixar por mim é uma galinha correndo do carro rs. Mas realmente me identifiquei com o Kanban, vou adotar o Trello. Mas sinto falta de conteúdo voltado para freelancer, que trabalham sozinhos.

De fato nos frameworks famosos em si é difícil achar conteúdo sobre trabalhos específicos, como por exemplo freelancer. Por conta deles precisarem ser altamente adaptáveis para múltiplos contextos, eles geralmente não te falam "como fazer", apenas o que você precisa fazer. O "como fazer" cada pessoa ou time precisa definir baseado no seu contexto. Geralmente este tipo de conteúdo de como fazer as coisas você tem mais chance de encontrar em blogs pessoais que relatam experiências da pessoa.

De qualquer forma, se você precisa organizar o seu fluxo de trabalho em si o processo Kanban do David Anderson pode te ajudar bastante com isso. Ele vai te ajudar a pensar num modelo de trabalho que vai te ajudar até além do uso de quadros de histórias como o Trello e o Jira, dando ideias de priorização, estimativas, métricas de trabalho, etc.