1
resposta

Agile Scrum x Scrum

pelo que reparei ao utilizar agile Scrum vc apenas adiciona metofologias ágeis, e isso varia de acordo com seu projeto ou empresa, então logo eu nao teria maiores "problemas" certo? apenas essa mudança de titulo? em vez de Scrum puro ...eu teria um agile scrum...porém com a mesma entrega final?

1 resposta

Olá, Elton! Tudo bem?

Seu entendimento está correto. Conforme vimos na aula, é possível sim adicionar algumas práticas de outras metodologias ágeis no Scrum. Porém, ao fazer a mistura destas práticas, devemos nos atentar se faz sentido no contexto do projeto que está sendo executado e da realidade da empresa. Quando há esta hibridização de metodologias, as práticas devem ser muito bem encaixadas para não se contradizerem e também é importante que a equipe entenda a função de cada prática que está sendo utilizada.

Assim, é necessário analisar se faz sentido aplicar as práticas híbridas e atentar-se na entrega final, que sempre será o foco. O importante é conferir se a agilidade está efetivamente acontecendo. Metodologias e as práticas são importantes para direcionar o trabalho, porém a agilidade também é uma questão cultural e conta com a colaboração da equipe toda, com transparência nas atividades e engajamento para ser devidamente alcançada. Se você observar que ao utilizar outras práticas ágeis, junto ao Scrum, a entrega final foi melhor ou igual, pode ser um indicativo que a adaptação foi adequada ao seu contexto.

Qualquer dúvida, sinta-se à vontade para compartilhar conosco aqui pelo fórum!

Abraços e bons estudos! :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software