10
respostas

Agile não gera retrabalho

Eu fico na dúvida se o Agile não gera muito retrabalho nessa busca pelo não desperdício de tempo. Me parece que é um equilíbrio fino entre as duas coisas e eu não consigo ver bem onde está o limite.

10 respostas

Acredito que o Agile esteja mais relacionado a melhorias no projeto. De modo que, como mencionado nos vídeos ao longo do curso, o esforço principal seja atacar a raiz do problema, e conforme o cliente recebe as entregas, aponte melhorias a serem implementadas a partir de sua experiência. Acredito que, especialmente no campo de t.i., as entregas faseadas justamente evitem o retrabalho, uma vez que não é necessário que se desenvolva todo o projeto para que os feedbacks sejam recebidos.

Olá Maria Carolina, vim de uma cultura em empresas que empregavam o uso da palavra Retrabalho para definir diversos tipos de problemas, sempre conceituando atraso e prejuízo.

O método ágil possui uma abordagem diferente onde tal conceito não é tão valorizado, a utilização do método Ágil nasce da ideia de permitir a modificação constante de forma rápida, se pararmos para pensar podemos parar de usar a palavra retrabalho e pensar mais na palavra melhoria, pois estamos envolvidos com uma entrega mais rápida e eficiente.

Eu acho que o conceito de retrabalho seria refazer como um todo algo que já havia sido realizado, porém de forma errada. Pelo o que eu entendi sobre o Agile seriam feitos apenas alguns ajustes.

Eu acho que o conceito de retrabalho seria refazer como um todo algo que já havia sido realizado, porém de forma errada. Pelo o que eu entendi sobre o Agile seriam feitos apenas alguns ajustes.

Oi Rita obrigado pelo comentário, exatamente, esse conceito de retrabalho era generalizado para sempre retratar um erro na realização de uma tarefa, não havia avaliação da realização da tarefa subordinada, o que gerava sempre a associação a prejuízo de tempo e valor.

Concordo com a pontuação acima sobre a mudança para palavra "Melhoria". Vejo que hoje em dia a Agilidade chegou para identificar se possui também algum retrabalho e que ele possa ser "substituído"/planejado por melhorias e resolva a causa raiz do problema.

Oi Anne muito obrigado por seu comentário.

Oi Anne muito obrigado por seu comentário.

Oi Anne muito obrigado por seu comentário.

Oi Anne muito obrigado por seu comentário.