3
respostas

Agile na engenharia civil

Olá, sou administradora com especialização em gerenciamento de projetos e trabalho em 99% dos casos com projetos que são obras de engenharia civil. Comumente, por nos depararmos com projetos preditivos, trabalhamos com o waterfall. Mas em todos os projetos, sejam de TI ou não, há nuances que pedem mais flexibilidade, adaptabilidade e iteratividade. Dessa forma, deixo a questão de como podemos aplicar o agile em projetos de engenharia civil? Ou métodos híbridos seriam mais adequados?

3 respostas

Olá, Patrícia, tudo bem?

Bem, você levantou um excelente ponto! Independente do método utilizado para a gestão dos projetos, todos exigem um certo grau de flexibilidade e adaptação, independente se este projeto é da área da TI ou não.

Dentro das nuances do seu projeto, podem caber a inserção de frameworks ágeis, ou talvez seja melhor reestruturar o tradicional waterfall e buscar a origem do problema. Para que você saiba mais sobre as características da agilidade em outras áreas que não a TI, te recomendo este Alura+ que fala sobre a Agilidade para além da TI. Também pode ser interessante realizar a Formação Business Agility . A partir desses conhecimentos, acredito que você será capaz de tomar as próprias decisões quanto qual a melhor alternativa para o gerenciamento de projetos dentro do seu contexto.

Espero ter ajudado, quaisquer dúvidas, estamos à disposição.

Abraços e bons estudos! (=

Só com BIM, senão haja trabalho pra ficar redesenhando todas as plantas estruturais/hidráulicas/elétricas a cada mudança no projeto arquitetônico e vice-versa.

Excelentes colocações, creio que questionamentos como estes, enriquece muito nossos estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software