3
respostas

Agile - Cursos envolvendo o assunto

Fiz um reconhecimento do assunto "Agile" - envolvendo os diversos curos que fiz - Empresa Agil; Gestão Ágil; Fundamento Agil Organização ágil - Fui atrás de uma diretora de empresa de Comunicação TV em ambito estadual. Mostrei os assuntos tratados em alguns dos cursos. Achou muito interessante e me falou a respeito do que ela conhece, usa, está envolvida com o pessoal que está envolvida e como o assunto é referenciado-usado-repercutido e até em parte aplicado no dia-a-dia do conglomerado de comunicação. Observei no longo papo a respeito que há um conhecimento difuso a respeito do assunto "Agile" na empresa e/ou nas empresas pois o pessoal gtem origens diferentes. Não percebi uma profundidade no uso da "metodologia", digamos. Fiquei perplexo com a falta de profundidade no trato do assunto, especialmente com as pessoas de responsabilidades mais altas na empresa e especialmente aquelas que, conhecendo, as usam como armas de poder, de abuso da autoridade para convencimento de equipes, sem realmente a devida transparencia e adequada acuracidade para propiciar os resultados. Seria falta de treinamento dos envolvidos; falta de conhecimento mais profundo; falta de tino prático ou o interesse de não naufragar no meio do oceano de decisões e concorrencias empresariais.?

3 respostas

Dorival, o que você comentou sobre o Ágil se aplica também a outros temas. Estratégia, por exemplo: há conhecimento superficial e mal uso. Cabe aos que têm oportunidade buscar instrução e transmitir aos que se dispuserem a ouvir, lembrando que ninguém é dono da verdade e que as abordagens mudam.

Entendi, Roberto. Não creio que seja necessario uma evangelização profunda a respeito; nem tão pouco uma lição de sacristia.... mas os nosso empresários adoram, em parte deles, o brilho dos vernizes das novidades, ou daquilo que lhes pareça novidades. Abra;cos.

Sim, Dorival. É a questão dos modismos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software