2
respostas

Agil em equipe resistente

Pessoal, preciso de dicas de como implementar o ágil em uma equipe que não sai da caixinha. Comecei com o daily scrum, mas esta dificil, equipe muita armada e apontando sempre dedos de erros dos outros.

2 respostas

Trabalhei 9 anos no atendimento, há 2 meses mudei pra área de TI da mesma empresa. Eu já atendia o cliente interno no setor de atendimento, mas qd mudei pra TI, a mesma equipe que antes trabalhava junto comigo, hoje me vê como um alvo para culpabilizar por todos os problemas do processo (eu provavelmente fiz isso tbm qd estava no atendimento rs). Estão todos muito resistentes a utilizar o novo sistema pq ele tem todas as funcionalidades, mas a habilitação é gradual e os treinamentos em equipe não vão pra frente. A partir disso, foquei em pedir apoio de 1 colaborador de cada setor, q depois se torna multiplicador da informação e suporte dentro da sua equipe. Ninguém gosta de ser mandado, então oq antes era "treinamento obrigatório, faça!", hj é "me ajuda a testar uma funcionalidade?".

Para implementar o ágil em uma equipe resistente: 1 Comunique a importância e os benefícios do ágil. 2 Demonstre liderança e apoio durante a transição. 3 Promova confiança e respeito na equipe. 4 Estimule a colaboração e a comunicação aberta. 5 Foque na melhoria contínua do processo. 6 Ofereça treinamento e capacitação em metodologias ágeis. 7 Introduza o ágil gradualmente, ajustando conforme necessário. 8 Esteja disponível para acompanhar e fornecer suporte contínuo. 9 Celebre os sucessos alcançados ao longo do processo. Lembre-se de que a implementação do ágil requer tempo e paciência, adaptando-se à cultura e às necessidades específicas da equipe.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software