1
resposta

Ágil, Documentação e Processos

Estou adaptando as informações do curso pensando em transformação de processos, pois não trabalho com desenvolvimento de software.

E realmente, ninguém da valor para a documentação, mesmo que seja um manual de como utilizar o determinado sistema.

O que realmente entrega valo à organização são processos que funcionem, pessoas que interagem corretamente e conhecem do processo.

óbvio que temos que documentar tudo, para consultas ou treinamentos e até mesmo para certificações como ISO. Mas com um bom processo funcionando a documentação acaba sendo um suporte, e não mais uma ferramenta essencial.

1 resposta

Erika, tudo bom?

A história do software é bem "malvada" com a metodologia tradicional (o famoso waterfall) e com certa razão. Quando você tem um projeto de software, e o Manifesto Ágil é bem claro quanto a isso, o objetivo é o software funcionando. Mas com a metodologia tradicional muitas vezes se ficava 3, 6 meses criando documentação e nenhum real retorno. Se houvesse uma divergência nessa documentação a negociação era difícil, pq o cliente estava lendo um documento e não utilizando um software. Outra situação, a documentação era assinada e na metade do desenvolvimento o cliente via que não era aquilo que ele queria. Ele não podia voltar atrás pq já tinha assinado a documentação, e aquilo que foi criado não era o que mais gerava valor, isso acabava nos tribunais.

Padrões são importantes, processos, mas quando falamos de Ágil o Manifesto é realmente nosso guia.