Mensagem de erro ao digitar sqlplus /nolog:
Error 6 initializing SQL*PLUS SP2-0667: Message file sp1.msb not found SP2-0750: You may need to set ORACLE_HOME to your Oracle software directory
Eu configurei o ORACLE_HOME assim: C:\app\Oracle\19c
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Mensagem de erro ao digitar sqlplus /nolog:
Error 6 initializing SQL*PLUS SP2-0667: Message file sp1.msb not found SP2-0750: You may need to set ORACLE_HOME to your Oracle software directory
Eu configurei o ORACLE_HOME assim: C:\app\Oracle\19c
Olá, Felipe, tudo bem?
Você poderia fornecer mais detalhes do seu ambiente?
Aguardo o seu retorno!
Estou com o windows instalado numa maquina virtual (x64). Eu uso mac. A versao do oracle é a 19c. Baixei diretamente do site da oracle e conclui a instalação e configuração do banco de dados (exatamente como sugere a video aula). Não instalei o SQL Developer porque até o momento nao teve nenhuma aula sugerindo. Quando eu concluir a instalação do SQL Developer, como faço para ativar a instancia e acessar o banco com as minhas credenciais? Obrigado.
O instrutor realizou a instalação do SQL Developer e acessou a primeira vez pela linha de comando, na formação de Consultas com Oracle Database, que vem antes da formação de Administração e performance com Oracle Database.

Retire da variável de ambiente ORACLE_HOME pasta WINDOWS.X64_193000_db_home e deixe apenas o diretório C:\app\Oracle\19c, assim como no ambiente do instrutor. Após isso, reinicie o seu computador e tente acessar novamente.