Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Adicionar uma aplicação manualmente

Olá a todos, tudo certo?
Me chamo Guido, e estou fazendo o curso de servlets parte 1.
Desde o início do curso, aprendemos a configurar o tomcat pelo eclipse. 
No entanto, para manter o servidor ligado, precisamos estar com o eclipse sempre aberto, para que consigamos acessar nosso programa pelo navegador.
Como eu faço para adicionar uma aplicação java web sem precisar do eclipse, e rodá-la sem precisar do eclipse aberto?
Abraços e agradeço desde já.

3 respostas

Fala Guido, tudo bem?

Você está utilizando Windows? Se sim, não tem muito segredo, existe um instalador no próprio site do apache tomcat que é super simples de realizar a instalação.

1) Vá para https://tomcat.apache.org/download-90.cgi e baixe a versão 32-bit/64-bit Windows Service Installer

2) Execute o instalador, clique em next, I agree, marque a opção host manager, next, configure a porta que você quer que ele suba por padrão, next, selecione o diretório onde será instalado, next, install, finish.

3) Jogue sua aplicação no diretório C:

Repare que um novo serviço foi adicionado ao seu windows, por ele é possível fazer o restart, stop, start do tomcat. Existe um atalho na setinha perto ali do relógio :)

Abraço!

Oi Otávio, tudo bem?
Entendi os procedimentos que você me passou, e já agradeço por isso.
Mas ainda não entendi onde colocar minhas aplicações web java. Em qual pasta do tomcat colocar?
Abraços!
solução!
Olá a todos os colegas, instrutores e demais participantes. Já consegui adicionar manualmente uma aplicação web java no tomcat. Segue os passos que fiz abaixo:

  • Copiei a pasta do projeto java web para a pasta webapps dentro da pasta do tomcat. No meu caso, copiei a pasta do projeto para o endereço C:\apache-tomcat-9.0.12\webapps.
  • Por padrâo, o eclipse compila as classes dentro da pasta build/classes. Copiei a pasta classes, que estava dentro da pasta build para a pasta pasta-do-projeto/WebContent/WebINF/classes. Em seguida, deletei as pastas build e src.
  • Depois disso, copiei todos os arquivos e pastas do diretório WebContent para a pasta raiz do projeto, localizada já na pastinha webapps do tomcat.
  • Depois disso, apaguei a pasta WebContent.
  • A partir disso, a estrutura de arquivos e diretórios lá no tomcat ficou da seguinte forma, levando em consideração a pasta raiz do projeto:
    • MetaINF
    • /WebINF/classes
    • /WebINF/lib
    • /WebINF/web.xml
    • pasta-raiz-do-projeto/demais arquivos HTML, JSP e etc.
Estas instruções podem ser encontradas na apostila de Java para Desenvolvimento Web (FJ21) da Caelum. Abraços!