Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
11
respostas

Adicionar plugin em uma rede com proxy

Olá professor, tudo bem? Ao executar

ionic cordova plugin add cordova-plugin-datepicker

em uma rede com proxy, nada acontece. Já tenho definidas as variáveis HTTP_PROXY, HTTPS_PROXY e IONIC_HTTP_PROXY. Também já defini o proxy para o GIT e NPM.

Pode por favor me auxiliar?

Grato

Everton

11 respostas

Boa noite, Everton! Como vai?

Qual sistema operacional vc está utilizando?

Olá professor. Estou usando o Windows 10. Vim para uma rede sem proxy e o processo de instalação funcionou, só que ao declarar

import { DatePicker } from '@ionic-native/date-picker';

no app.module, ele acusa não encontrar o módulo.

Também preciso resolver o problema do proxy.

Pode me ajudar nisso, por favor?

Abraços

Professor, o erro de módulo não encontrado sumiu. Apaguei node_modules, instalei tudo de novo e deu certo, mas ao executar, recebo os erros abaixo e a aplicação não funciona.

index.js:87 Uncaught TypeError: Object(...) is not a function
    at index.js:87
    at Object../node_modules/@ionic-native/date-picker/index.js (index.js:129)
    at __webpack_require__ (bootstrap:81)
    at Object../src/app/app.module.ts (app.component.ts:11)
    at Object../src/main.ts (main.ts:1)
    at Object.0 (main.ts:12)
    at checkDeferredModules (bootstrap:43)

Everton, execute o comando ionic info dentro da pasta do seu projeto e cole o resultado aqui, por favor.

Olá professor, segue

Ionic:

ionic (Ionic CLI)          : 4.1.2 (C:\Users\evert\AppData\Roaming\npm\node_modules\ionic)
   Ionic Framework            : @ionic/angular 4.0.0-beta.5
   @angular-devkit/core       : 0.7.5
   @angular-devkit/schematics : 0.7.5
   @angular/cli               : 6.1.5
   @ionic/ng-toolkit          : 1.0.7
   @ionic/schematics-angular  : 1.0.5

Cordova:

cordova (Cordova CLI) : 8.0.0
   Cordova Platforms     : none
   Cordova Plugins       : no whitelisted plugins (1 plugins total)

System:

NodeJS : v10.8.0 (C:\Program Files\nodejs\node.exe)
   npm    : 6.3.0
   OS     : Windows 10

Olá Professor. Alguma ajuda?

Opa, meu aluno! Me perdoe a demora na resposta!

O que pude perceber no seu ambiente é que vc não está utilizando a versão que indiquei do Node e nem do Ionic. Além disso, a versão que vc está utilizando do Ionic é a 4.0.0-beta.5 que ainda não é uma versão estável. Pode ser (não tenho certeza) que o problema seja alguma incompatibilidade entre entre o plugin e a versão do Ionic que ainda não está estável.

Conclusão: Para vc poder concluir o curso com satisfação, utilize as versões que indiquei logo no início do curso tanto do Node (nessa atividade) quanto do Ionic (nessa atividade) e tente utilizar novamente o plugin para ver se o problema persiste. Qualquer coisa é só falar aqui que eu continuo tentando te ajudar!

solução!

Olá professor. Sim. Minha ideia é estudar a nova versão. Agradeço seu empenho. Eu consegui encontrar a solução. Atualizei os componentes para última versão beta e realizei a importação com a nova sintaxe. Mas apanhei. Fiquei 4 dias indo e voltando. Uma vez mais obrigado.

Por nada, Everton! Tentar encaixar a versão 4 com esse curso que fiz na versão 3 vai ser dureza pq MUITA coisa vai mudar na versão 4.

Mas sempre que tiver qualquer dúvida é só mandar aqui no fórum!

Grande abraço e bons estudos, meu aluno!

Sim professor. Eu vi isso. Muita mudança mesmo, mas vou me acertando. O senhor já tentou usar o Capacitor com Electron nesta versão beta? Estou tendo problemas também. Desculpe o off-topic. Abraços e tudo de bom

Não tentei. Eu não costumo usar projetos em beta pois eles normalmente mudam muito. Passo a testar uma coisa ou outra somente quando já está em RC (release candidate), mas mesmo assim olhe lá!

Entretanto, o Capacitor, o Stencil e outras bibliotecas que estão ao redor do Ionic estão no meu radar! Em breve tentarei montar um curso sobre esses temas aqui para a Alura!

Grande abraço, meu aluno!