Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Adicionar informações nas entidades

Olá, existe alguma maneira "fácil" de identificar alguma informação nova (sinônimo novo) que caberia numa entidade (exemplo: entidade sentimento, valor negativo, usado na aula)? Tem como eu ver um chat real (após o deploy) e, a partir desse chat, identificar esses sinônimos e classificá-los dentro das entidades?

3 respostas
solução!

Olá Monica,

deixe-me ver se entendi, a sua dúvida seria sobre fazer a identificação e classificação de novos sinônimos e entidades de um modo mais automático?

Se for isso, pode ser que exista algo mais direto, mas eu não conheço um modo "fácil" - o mais direto que vejo seria a opção de classificar dentro do Conversation (que, se não me engano, será o penúltimo assunto do curso). Sendo que esse processo não é automático, mas manual.

Caso queira fazer algo mais automático, penso em algumas opções, você poderia fazer uma chamada no front-end que usasse a API do Conversation (em inglês) e criasse/atualizasse alguma entidade.

Além disso, você poderia usar Expressões Regulares para filtrar um pouco o texto, alguma API que envolva Processamento de linguagem natural, para você poder quebrar e classificar partes da frase do usuário, e novamente a API do Conversation para atualizar entidades ou sinônimos.

O problema é que muito provavelmente terão errinhos de entendimento da linguagem. Ao meu ver, um modo de minimizar os erros seria treinar redes neurais profundas (redes neurais com mais de uma camada).

Resumindo, com o que temos agora, eu acho difícil essa classificação ser feita corretamente se ela não depender de uma pessoa em algum momento. Seja fazendo no Conversation, ou de um modo mais automático, mas corrigindo erros.

Abaixo, alguns links de APIs de NLP (Natural Language Processing ou Processamento de linguagem natural) :

Caso essa não seja a resposta da sua dúvida, só postar de novo aqui. :p

Muito obrigada Cassia!

Era mais ou menos isso mesmo. Eu estava discutindo com uns colegas se o próprio watson não aprenderia com as respostas dos usuários no chat.

Pelo que entendi há sempre uma "moderação" por trás, um trabalho manual mesmo né?

Aproveitando, estou adorando o curso!

Imagine!

Fico muito feliz de saber que você está adorando e discutindo com os colegas :). Logo mais vocês já criam um grupo de estudos e um meetup!

Isso mesmo Monica, no caso do Conversation sempre tem essa "moderação" para tentar garantir que o bot faça sentido e que tenhamos mais controle dele.

Continue assim XD!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software