Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Adicionar classe ou selecionar por atributo?

Eu entendo que pra ensinar as funcionalidades do jQuery é ensinado a usar o addClass no javascript e incluir uma regra no css pra essa classe nova.

Mas em uma situação real, o que é melhor? Adicionar uma classe, como ensinado no vídeo, ou selecionar no css por atributo, já que nesse caso seria possível fazer isso:

.campo-digitacao[disabled]  {
  background-color: lightgray;
}

Uma vantagem dessa segunda solução é não ter que me preocupar em remover a classe quando reiniciar o jogo, já que removendo o atributo a regra css deixa de ser aplicada, mas existe mais vantagem em utilizar o jQuery num caso como esse?

1 resposta
solução!

Ola Israel,

Você está correto, adicionar a classe no Javascript neste caso foi mais um recurso didático mesmo, para poder ensinar o addClass :) .

Agora numa situação real, deixar o fundo do campo cinza é um detalhe para dar um feedback visual para o usuário, então eu acho que o ideal seria fazer como você sugeriu, através do CSS.

Em geral, quando tenho um projeto para implementar, tento fazer o máximo das funcionalidades dele com HTML e CSS (contando que o código fique legível, pois sabemos que existem uns truques avançados de CSS que fazem muita coisa, porém para interpretar aquele código é bem complicado), e só em seguida parto para adicionar as funcionalidades dinâmicas que ficaram faltando com o Javascript.