1
resposta

Adição de Variável explicativa

Qual a explicação para o R² nunca reduzir quando adicionamos uma variável explicativa ao modelo?

1 resposta

Oi Pedro,

Para tentar te ajudar vou reproduzir logo abaixo um trecho do livro Econometria Básica 5ª edição pág. 217 (Gujarati e Porter):

"Uma propriedade importante do R² é que ele é uma função não decrescente do número de variáveis explanatórias ou regressores presentes no modelo, a menos que a variável adicionada seja perfeitamente colinear com os outros regressores. À medida que o número de regressores aumenta, quase invariavelmente R² aumenta e nunca diminui. Dito de outra forma, uma variável X adicional não reduz o valor de R². Para ver isso, lembre-se de que a definição dos coeficientes de determinação:

R² = SQE/STQ

 R² = 1 - SQR/STQ

Agora, STQ é independente do número de variáveis X do modelo porque é apenas Ʃ(Y_i - Y ̅ )² . A SQR (Ʃû_i²), no entanto, depende do número de regressores do modelo. Intuitivamente, fica claro que à medida que a quantidade de variáveis X aumenta, SQR tende a diminuir (ou pelo menos não aumenta); assim R², tal como definido na Equação acima, aumentará. Em vista disso, ao compararmos dois modelos de regressão com a mesma variável dependente, mas com número diferente de variáveis X, poderíamos ser levados a escolher o modelo com o R² mais alto."

Espero ter ajudado

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software