Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Adição da constante no modelo

Tive dificuldade para entender o motivo de adicionarmos sm.add_constant() na regressão e percebi que a explicação no curso poderia ser mais clara (talvez relembrando a equação):

Y = beta0 * X0 + beta1 * X1 + beta2 * X2 + ... + epsilon, dado que X0 = 1 para todo o conjunto de dados.

Olhando aqui no fórum percebi que não só eu tive essa dúvida, sendo que tive que ir atrás do método utilizado pelo pacote para daí sim encontrar algum sentido, já que alguns outros pacotes/ferramentas, já tem a opção de considerar beta1 na regressão. Então acho que é uma informação super importante, já que ao usar outro pacote, o aluno pode adicionar essa coluna sem necessidade e gerando redundância fazendo o intercepto estimado tender a um valor menor do que o real (já que haveriam na prática dois beta0, o inserido pelo aluno e o já incluido no pacote/ferramenta)

1 resposta
solução!

Oi, Crystyan, tudo bem?

Sinto muito pela dificuldade que você enfrentou com a explicação e agradeço por trazer esse ponto. Entendo como essa questão pode gerar confusão, já que diferentes pacotes lidam com o intercepto de maneiras distintas. Seu feedback é muito válido!

Já encaminhei sua sugestão para a equipe responsável, para que possamos aprimorar nos cursos.

Se precisar de mais esclarecimentos, fico à disposição para ajudar!

Abraços!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!