Caro Thales,
Obrigado pela sua postagem e por compartilhar conosco esta rica experiência que você esta tendo em termos de aplicação e ajustes de métodos ágeis na organização que você atua.
O seu relato evidencia que talvez o ambiente quando foi implantado o Scrum não estive totalmente preparado para começar a incorporar gradativamente o mindset ágil. Infelizmente, isto é muito comum de vermos no mercado corporativo, onde temos tentativas e erros seguidos de empresas de avançar no tema de agilidade com uma velocidade em que as organizações não conseguem absorver, aí neste caso ocorre dentre outros sintomas esta sensação de "estar perdido" entre os principais envolvidos.
A condição de contorno que vocês optaram em ajustar a rota de incorporação da agilidade por meio do Kanban, parece ter sido bem acertada! Parabéns por esta tomada de decisão!
A dica nestes casos é dar um passo de cada vez e sempre ir começando por algo mais próximo, flexível e simples e que siga muito a essência da agilidade, oriunda da Lean que o Kanban absorveu com maestria.
E aqui já te faço o convite para ficar ligado, pois estamos produzindo vários conteúdos de Lean, além dos que já estão publicados para te apoiar na reflexão de caminhos para a disseminação gradativa da cultura ágil no seu dia-a-dia.
Bons estudos e sucesso na sua carreira!