A aula foi bastante interessante, o Lifelong Learning, ou seja, o aprendizado ao longo da vida, se encaixa perfeitamente na definição de John H. Flavell, onde a cognição são fatos vivenciados, conhecimentos vividos e presenciados, geradores de memorias, mas a pergunta que fica é, como transforma isso para um aprendizado futuro e crítico? Diante desse exposto, o prorio Flavell, responde isso, ou seja, a processo de aprendizagem vai além dos ensinos, é preciso pegar essas informações vividas em escolas, na infância ou em qualquer momento em que esteja criando essas memorias, e saber processa-las, ou seja, repensar sobre o aprendizado e criar a capacidade de refletir, isso torna o ser humano mais crítico, lógico e independente. Portando, acho valido trazer as maneiras de aprender, eu lembro de um vídeo durante o processo em que o Guilherme diz: Se não funciona pra vc, vai funcionar para outro, o importante é ver qual método ira se ajudar mais ao seu cotidiano, mas estude ao menos um pouco por dia", foi algo assim, mas é valido para todos, processos de aprendizagem tem seus limites e tempo, encontre o seu e faça dar certo, questione, pesquise, desenvolva e crie, gosto muito quando vejo aulas assim, alguns amigos que fazem cursos na Alura, me diziam que tem essas discussões e temas, não é só jogar um curso e dizer faz que vai da certo, se não nos policiarmos ao ponto de executar Lifelong Learning e se desenvolver com a metacognição, vai ficar apenas mais uma memoria gravada, e ao logo do tempo se perderá, por fim, acho que escrevi de mais, me perdoem, mas amei o conteúdo.