Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Adapter ou Strategy

Estou fazendo um curso de padrões de projeto e tenho gostado muito. Conforme vou assistindo, procuro oportunidades de aplicar os conceitos em códigos do meu trabalho. Assistindo à aula sobre Adapter, surgiu uma dúvida que está me fazendo perder o resto do cabelo kkkkkkkk.

Eu tenho um sistema em que usamos um login com o pacote que o framework fornece. Devido à exigência de um cliente, teremos que integrar com o ADFS para que o cliente utilize a infraestrutura dele para realizar o login.

De imediato, pensei em utilizar o padrão Strategy, porém, depois de assistir à aula sobre Adapter, fiquei com dúvida se esse seria o padrão mais adequado.

Nos exemplos apresentados no curso, os dois padrões me pareceram bem similares. Com certeza, meu entendimento está equivocado, por isso peço, por favor, que alguém me ajude a esclarecer essa dúvida.

Obrigado!

2 respostas
solução!

Olá, Anderson.

Tudo bem?

É muito bom saber que você está gostando do conteúdo do curso e que está aplicando os conceitos no trabalho. Isso é ótimo! Sobre sua dúvida, a diferença entre Adapter e Strategy pode realmente causar dúvida no início. O Adapter é mais usado para integrar diferentes interfaces, como seria no seu caso ao usar o ADFS para login. Já o Strategy serve para selecionar entre diferentes comportamentos de forma mais dinâmica. No seu cenário, o Adapter parece mais adequado, pois você estaria "adaptando" o sistema atual ao ADFS, sem alterar a lógica interna do login já existente.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida manda aqui. Bons estudos.

Muito Obrigado pela resposta Renan, foi bem esclarecedora !!!