1
resposta

Adaptar minha predição conforme os dados reais são inseridos

Pessoal, estou trabalhando com um modelo de predição de curva de uma curva de custos de projetos de engenharia. Apliquei uma regressão polinomial em uma base de dados e gerei uma curva padrão com uma boa aderência.

Gostaria de um norte para a seguinte situação:

Conforme o projeto vai acontecendo, os dados de custos vão sendo preenchidos e a curva padrão vai se distanciando (ou não) da real. Qual a melhor forma para adaptar minha previsão considerando os dados reais que estão sendo inseridos?

Contagem do MêsValor previsto pela curva padrãoValores de custo reais (Actual)
1118
22620
35052
468
576
675
765
851
936
1022
1112
121

Conforme pode ser observado na tabela, queria "recalcular" minha predição inicial, para adaptá-la aos resultados reais que ja foram inseridos no sistema.

1 resposta

Oi Conrado! Tudo bem com você? Espero que sim!

Peço desculpas pela demora em trazer um retorno.

Muito bacana seu projeto, parabéns pela montagem! Eu imagino que possa ser possível executar a função para previsão a cada nova adição de dados, de forma que, você verifique todos os dados até o ultimo coletado para gerar os novos dados de previsão.

No entanto não sei bem como seu código está estruturado quanto a esse ponto, você que construiu as funções ou foram coletadas de uma biblioteca pronta? Tem a possibilidade estruturar seu código para calcular a previsão de todos os dados reais a cada novo dado inserido? Se for possível também compartilhar aqui o código que contém essa parte específica ajudaria bastante para pensar em uma solução bacana para seu problema.

Outra opção é salvar seu modelo pronto e depois ficar inserindo os novos dados nele, sem alterar o modelo criado.

Além disso, um artigo bem bacana que pode servir de apoio para o seu caso é o How to Update Neural Network Models With More Data (Como atualizar modelos de rede neural com mais dados) que explica como adicionar novos dados ao modelo de NN. Infelizmente, o artigo está em inglês, então, caso tenha dificuldade em relação a este idioma, indico que tente utilizar o tradutor do navegador, para conseguir efetuar a leitura em português, mas qualquer dúvida ou dificuldade estarei à disposição.

Eu espero que isso te ajude de algum modo, se não você pode me retornar aqui que estarei disposta a ajudar!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software