Trabalhei em um projeto em que as atividades eram separa das e atribuídas de a uma pessoa, sem uma avaliação de capacidade do profissional. Isso acarretava alguns problemas, tanto da parte de fazer o que o líder/gerente ordenava, ignorando qualquer opinião ou sugestão do encarregado, como na falta de conhecimento sobre a capacidade do profissional encarregado de executar tal tarefa. Então tínhamos pessoas que tinha um know-how de uma coisa que poderia estar atuando encima disso, mas que foi ordenado a fazer outra coisa, quando uma pessoa sem o know-how daquela atividade quebrava a cabeça para executa-la. Isso gerava: insegurança pessoal; atraso - pois o profissional tinha que interromper sempre a pessoa com o conhecimento da atividade para ajuda-la e nem sempre este recurso estava disponível; desconforto pessoal; feedback negativo.
Numa equipe auto organizável, o líder/gerente teria apenas que apontar o norte, definir os objetivos e onde estão os recursos (como o exemplo da formiga rainha que deixa o rastro até a fonte de alimento) e os profissionais se organizariam ente si (caso o líder não possua o conhecimento do know-how de cada integrante da equipe para atribuir as atividades de forma produtiva, direcionada à pessoa certa para executá-la) de acordo com sua capacidade, trabalhando juntos para chegar da forma mais produtiva de atingir o objetivo. O que poderia ser feito era: apresentar os problemas, quebra-los em tópicos e compartilha-los para os demais integrantes da equipe. Eu chamo de "traga-me o problema para que eu forneça a melhor solução", pois os integrantes utilizaram seus conhecimentos em conjunto para atingir as metas e objetivos do problema.
Gostaria de um feedback desse assunto abordado. Grato.