1
resposta

"Acurácia" ou "Precisão"?

Caro Guilherme,

Antes de mais nada, parabéns pelo excelente curso: tenho pesquisado em vários materiais sobre o assunto e suas aulas estão entre as melhores. Minha dúvida é mais sobre como me comunicar com outros profissionais de Machine Learning: não gosto muito de usar neologismos. Como a palavra inglesa "accuracy" pode ser traduzida como "precisão", em princípio, eu utilizaria essa versão; porém, li em outros materiais que "precisão" já é usada também para representar outra métrica em ML, denominada de "precision". Pergunto: seria errado usar a palavra original, accuracy, no lugar de "acurácia"? Qual é o termo mais em voga entre os profissionais da área? Desde já, agradeço.

1 resposta

Francisco, nesse caso o termo mais utilizado pela comunidade para medir a qualidade do seu modelo é Acurácia. Exemplos:

  • O meu modelo tem uma boa acurácia para esse tipo de situação.
  • Após estudar e alterar minhas bias o meu modelo ficou mais acurado.

Tradução de termos técnicos são sempre complicados e caem nessa ambiguidade que você citou. Então, é mesmo seguir o que a comunidade coloca como consenso e seguir em frente.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software